
O curso, ministrado por Narrayan Deluck Schuenker, graduado em Aquacultura pela Escola de Veterinária, teve carga horária de 8h dividida nos dias 15,16,29 e 30 de setembro. Os professores Carlos Leal, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP), e Matheus Ramirez, do Departamento de Zootecnia (DZOO), contribuíram para a elaboração do curso, que tratou de aspectos de organização social e técnicas produtivas.
A iniciativa de realizar o curso veio do Assentamento 26 de Outubro, comunidade atendida pelo projeto, que demandou uma ação para o fomento da produção de peixes. A partir disso, um questionário foi aplicado com o intuito de verificar as informações que a comunidade já possuía sobre este tipo de produção. Com este resultado, o curso foi planejado segundo as necessidades da comunidade.
A repercussão da ação foi positiva e os 16 produtores que participaram ficaram satisfeitos com o aprendizado. As discussões dentro do projeto seguem para a implementação de um modelo de produção de peixes associativo, que seja ecologicamente correto e economicamente positivo, em um processo de autogestão comunitária.