Os professores João Paulo Haddad e Afonso Oliveira foram convidados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a integrar a Comissão Científica Consultiva em Microbiologia de Produtos de Origem Animal, que terá como atribuições a emissão de pareceres técnicos de forma a subsidiar o Serviço de Inspeção Federal no aperfeiçoamento de programas, na elaboração de propostas de normas e procedimentos que contribuam para avanços na gestão microbiológica pelo governo brasileiro.
“O objetivo da comissão é auxiliar do controle de doenças bacterianas e auxiliar em problemas tecnológicos, como botulismo e salmonelose, fazendo um controle de bactérias que contaminem as carnes”, afirma o professor João Paulo Haddad, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.
A comissão visa garantir a segurança dos consumidores e atender às novas exigências mundiais de segurança de alimentos de origem animal, além de melhorar o grau de proteção oferecido ao consumidor.
“Dentro desta comissão serão criados subgrupos para verificar problemas específicos, facilitando assim o controle de bactérias e doenças, e dando mais segurança aos consumidores”, completa Haddad.
O professor João Paulo Haddad atuará na área de epidemiologia, enquanto o professor Afonso Oliveira atuará na área de tecnologia e contaminação de carnes.