Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Professores aposentados deixam a Escola de Veterinária com sensação de dever cumprido

No último semestre desse ano, os professores Ernane Fagundes especialista em patologia e Humberto Pereira, especialista em cirurgia de grandes animais, deixaram a Escola de Veterinária da UFMG.

A sensação que hoje toma conta do coração de cada um deles é de dever cumprido. "Sinto-me perfeitamente realizado, para ser professor tem que gostar do que faz", afirma Humberto.

Há 46 anos na Escola de Veterinária, Ernane acompanhou desde a primeira geração de professores, e acredita que a convivência universitária é muito boa, "poder ter essa convivência renovada é ainda melhor", afirma.

A procedência rural de cada um deles, fez com que o amor pela veterinária nascesse quando ainda eram crianças e com o passar do tempo, tornaram-se convictos de que seria nessa área que se tornariam realizados profissionalmente.

O bom convívio com alunos e colegas de trabalho, fez com que esses professores se tornassem marcantes na história da Escola. “Sempre tive uma convivência sadia com todos os alunos, nos tratamos muito bem e o respeito era de ambas as partes”, diz Ernane.

Emocionado o professor Humberto declara “o que me da mais saudade é dar aulas, o contato com os alunos. Tive uma relação saudável com eles, sempre fui professor, amigo e educador. Procurei olhar cada aluno como um futuro colega, preparando-os da melhor maneira possível”.

Humberto destaca a importância da dedicação profissional ao que se faz. “O reconhecimento é o mais bonito da vida e nós temos que fazer por onde merecê-lo. Só podemos alcançar isso com respeito, gratidão, honestidade, força de vontade, dedicação e estudo”.

Com tantos anos na Escola de Veterinária e tendo presenciado tantas mudanças, o professor Ernane afirma ter muita história pra contar. Em 1974, a Escola que era localizada na Gameleira se mudou para a localidade que se encontra hoje, “aos poucos a escola foi crescendo e adquirindo mais disciplinas, aumentando o corpo docente, evoluindo tecnologicamente em termos de departamentos, conhecimento e equipamentos, acompanhar esse avanço é muito gratificante”, conta Ernane.

Satisfeito com a forma de trabalho adotada pela Escola de Veterinária, Ernane acredita que seu grande diferencial é proporcionar aos alunos a convivência com os produtores, exigindo dos professores conhecimento da teoria, da prática, e a capacidade de saber uni-las.

Ambos os professores têm planos em comum: pretendem desacelerar a vida, aproveitar a aposentadoria, curtir os amigos e a família. “Aqui eu vivi dias extremamente felizes, dias de plena satisfação. A escola é minha vida e faz parte da minha história”, conclui o professor Ernane.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola