Com o objetivo de elaborar protocolos de cuidado ao idoso das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) neste momento da pandemia e sensibilizar governos, mídia e população, foi criado um grupo multiprofissional de enfrentamento da Covid-19 com participação de vários experts na área com atuação no Brasil e exterior. A sensibilização, que conta com a participação da UFMG, visa mudar o panorama da invisibilidade dos idosos moradores das ILPI's e mostrar a extrema vulnerabilidade desta população.
A professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG Ann Kristine Jansen, que faz parte da iniciativa, explica que muitas instituições não têm condições de isolar os idosos com suspeita de infecção pela Covid-19. “Frequentemente a estrutura física não permite manter o distanciamento de 1,5 metros entre os idosos, para prevenção. Não há pessoal treinado suficiente, faltam EPI's, falta estrutura externa, pois a rede hospitalar não tem como receber os inúmeros idosos provindos destas instituições quando o vírus entre nestas locais, aumentando o risco de óbitos”, afirma Jansen.
Para a realização do projeto foi criado o site http://www.ilpi.me, que é a forma de comunicação do grupo com as ILPI's. O site está disponível nos idiomas português, espanhol e inglês. A UFMG contribui na elaboração de um protocolo para produção e distribuição de alimentos dentro das ILPI's, com ênfase nos cuidados de higiene extras a serem tomados durante a pandemia. Este protocolo está disponível no site com o título Cozinha e Refeitório. Também foi elaborado um protocolo de cuidado nutricional ao idoso.
O projeto é idealizado pelo Núcleo de Geriatria de Gerontologia da UFMG, sob coordenação do professor Edgar Nunes de Moraes, Universidade de São Paulo, Medlogic, Casa Ondina Lobo, Horas da Vida, Residencial Geriátrico SBA, Hospital Paulo de Tarso, Revista Portuguesa Envelhecer e ETC comunicação empresarial.
Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG