Diante da percepção da existência de objetivos comuns entre pesquisadores da América Latina, foi criada a RED SIBIOLAT – Sistemas Biointegrados – Red Latinoaméricana Agro-Acuícula. Ronald Kennedy Luz, do Departamento de Zootecnia da Escola, é um dos professores associados ao projeto, sediado na Universidad Católica del Norte (Chile) e coordenado por Germán Enrique Merino Araneda. A Rede engloba pesquisadores de várias outras universidades do Chile, Colômbia e Brasil.
O projeto visa divulgar, de forma colaborativa, informações voltadas para o cultivo biointegrado de organismos aquáticos, microorganismos e plantas, considerados sistemas produtivos mais sustentáveis, reduzindo, assim, os danos causados ao meio ambiente. Será possibilitado o intercâmbio e a mobilidade entre os pesquisadores e estudantes de diferentes países, de forma a viabilizar a troca de experiência e conhecimentos. Além disso, a Rede irá disponibilizar, no seu site oficial (clique aqui para acessar), artigos científicos, seminários e materiais de divulgação das tecnologias desenvolvidas.
O professor Ronald, que faz parte da Rede, ressalta a importância desse tipo de atividade multidisciplinar, que visa levantar informações e transferir tecnologias para os interessados. Segundo o professor, o projeto têm grande importância para a internacionalização da Escola de Veterinária da UFMG, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia e do Laboratório de Aquacultura da UFMG (LAQUA), possibilitando que pesquisadores e estudantes de outros países possam conhecer o trabalho feito na UFMG. A disciplina Sistemas de Produccion Biointegrados, realizada de forma online, no segundo semestre de 2022, é exemplo disso. Ela contou com a participação de alunos de outros países e foi ofertada na grade da Pós-graduação em Zootecnia da UFMG.
Fique atento ao site da Rede para mais informações e novidades do projeto.