
Realizada desde 2001, a Semana de Arte e Cultura é voltada, principalmente, para os produtores rurais da cidade. Para o professor Mateus, o objetivo do encontro é mostrar ao município que a agricultura familiar é um bem cultural. “Focamos em mostrar a estruturação das comunidades rurais, e como esse fator, que faz parte da cultura, influencia o jeito do produtor produzir”, disse ele.
O encontro possibilitou uma reflexão em relação à preservação do seu patrimônio material e imaterial, contribuindo com o fortalecimento da identidade local, e ampliando a forma da população enxergar alternativas para o desenvolvimento, tanto cultural quanto econômico. “A população participou ativamente das diversas atividades, através de mesas redondas, oficinas, palestras, exibição de filmes, shows musicais, narração de estórias, etc., cada um de acordo com o assunto do seu interesse”, afirmou Fátima Coelho, da Secretaria de Cultura do município.
“Com as técnicas modernas de cultivo, a cultura tradicional dos produtores vêm sendo destruídas. Então visamos mostrar a eles que com a organização do município, essa cultura pode ser preservada”, concluiu o professor Mateus.
O próximo Encontro de Arte e Cultura está previsto para janeiro de 2015.