Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Professor da Escola faz projeto para estruturação de uma rede de colaboração na área de avicultura

A previsão de conclusão do projeto é de 24 meses, com possibilidade de prorrogação.

O professor Itallo Conrado Sousa de Araújo do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária foi contemplado na Faixa A da Chamada Fapemig 011/2022 – Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa com o projeto intitulado “Avicultura familiar: uma tecnologia para viabilizar e aprimorar a produção de pintos de um dia e melhorar a renda de produtores rurais do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais ”.

“Estou muito satisfeito com a oportunidade concedida pela Fapemig. Espero que o trabalho em conjunto com docentes de outras IES possa gerar conhecimento aplicado, publicação de artigos científicos e de material técnico, além de melhorar a capacidade produtiva de pintos de um dia pelas famílias assistidas pelo projeto de extensão e pesquisa”, afirmou o prof. Itallo

O projeto prevê a estruturação de uma rede de colaboração com professores da área de avicultura locados em outras Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , essa rede vai proporcionar o intercambio de informações entre os docentes e alunos de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto. A rede conta com os docentes Márcio Gilberto Zangeronimo, pesquisador Bolsista do CNPq da UFLA, Adriano Geraldo do IFMG-Campus Bambuí e da professora Julyana Machado da Silva Martins.

O projeto tem como objetivo disseminar a técnica de incubação artificial de ovos de galinhas na agricultura familiar e aumentar a geração de renda das famílias com a produção de frangos e ovos do tipo caipira em diferentes regiões de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . Ainda, pretende-se habilitar pequenos produtores rurais para tomada de decisões durante o processo de incubação de ovos, visando elevar a produtividade e a qualidade do produto e estreitar a rede de pesquisa com a avicultura entre instituições de ensino superior do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . O recurso também será utilizado para a estruturação do Laboratório de Pesquisa em Incubação Artificial, com a compra de incubadoras e equipamentos que irão auxiliar aulas práticas para a graduação e pós-graduação além de ser um local de pesquisa científica.

Com relação a formação de pessoal, foram concedidas no total 4 bolsas. Sendo 2 bolsas de apoio técnico para profissionais com graduação (sendo uma bolsa alocada na UEMG e uma no IFMG-Bambuí); 1 bolsa de mestrado alocada para um aluno do Professor Márcio Zangeronimo na UFLA e 1 bolsa de pós-doutorado que será alocada para o Departamento de Zootecnia da EV/UFMG, dessa forma haverá formação de mão de obra especializada na área de incubação artificial de ovos, melhorando o nível de conhecimento dos bolsistas. A previsão de conclusão do projeto é de 24 meses, com possibilidade de prorrogação.

Últimas Notícias

Março de 2024
D S T Q Q S S
0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola