Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Professor da Escola de Veterinária coordena equipe do Projeto Brumadinho

Equipe do Subprojeto 05 em campo | Portal Projeto Brumadinho UFMG
 
 
O Projeto Brumadinho UFMG tem o objetivo de auxiliar o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte com estudos que permitam identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, pertencente à mineradora Vale, que ocorreu em Brumadinho, em janeiro de 2019.
 
Atualmente, o Projeto é composto por 67 subprojetos, agrupados em quatro áreas temáticas: Meio Ambiente, Infraestrutura, Socioeconômico e Saúde da População. Os subprojetos têm por objetivos focar em diferentes aspectos e dimensões dos múltiplos impactos causados às populações atingidas pelo rompimento da barragem. 
 
Dentre os mais de 400 pesquisadores envolvidos na iniciativa, está o professor e pesquisador do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias (DCCV), Marcelo Pires Nogueira de Carvalho, que atua como coordenador responsável pelo Subprojeto 05.
 
O Subprojeto 05 tem como missão realizar a coleta de materiais biológicos de animais para futuras análises toxicológicas. “A nossa coleta é não-letal, ou seja, não podemos realizar eutanásia nos animais, nem colocá-los em risco durante o processo. Realizamos a coleta e depois os soltamos de volta na natureza”, destaca Marcelo.
 
Equipe realizando exame em tatu. | Portal Projeto Brumadinho UFMG
 
 
Os materiais coletados são pelo, pena, fezes, urina e sangue de animais capturados da fauna presente nas matas ciliares ao longo do Rio Paraopeba. “Se encontrarmos nesses materiais níveis de metalóides acima do esperado, isso indica uma possível contaminação dos animais silvestres”, explica o professor. Além de Marcelo, o projeto conta com a atuação das professoras Camila Stefanie Fonseca de Oliveira, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP), e Fabíola de Oliveira Paes Leme, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária (DCCV).
 
Buscando ampliar a visibilidade das pesquisas científicas desenvolvidas, recentemente o Projeto Brumadinho estreou seu canal no YouTube. Uma série de entrevistas e outros conteúdos relacionados às pesquisas sobre o rompimento da barragem podem ser acompanhados pelo canal ou pelo Portal do Projeto Brumadinho UFMG.
 
Abaixo, assista o vídeo realizado com o prof. Marcelo:
 

 
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola