Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Professor aposentado recebe prêmio internacional na área de avicultura

Mais de meio século de importantes feitos para a história da Medicina Veterinária merece homenagens nacionais e a nível mundial. Por isso, o professor aposentado da Escola de Veterinária, Egladison João Campos, foi premiado pelo seu excelente trabalho na área de avicultura, em cerimônia realizada pela World´s Poultry Science Association. A solenidade aconteceu, recentemente, em Salvador, capital baiana, e homenageou mais quatro personalidades da área.

A Escola de Veterinária da UFMG foi a base. Pelo menos é o que diz Egladison João Campos. Aposentado há 15 anos, ele relembra as conquistas realizadas durante sua carreira como professor da instituição. “A Escola foi a primeira a implantar uma disciplina de avicultura independente. Foi por meio do currículo que planejei, que universidades do mundo inteiro começaram a trabalhar a avicultura separadamente”, afirma o pesquisador.

A dedicação do professor foi mais além. Ele contribui para que a Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa fosse adquirida pela Escola e tivesse a melhor estação experimental de avicultura. “Na fazenda, que fica em Igarapé, tivemos a oportunidade de fazer as melhores atividades em termos de orientação de alunos. A maioria das teses foi feita lá”, conta Egladison. Para o professor, a fazenda, que realiza bodas de ouro neste ano, foi o elo que faltava entre a didática e a prática. 

Reconhecimento

O reconhecimento pelo trabalho realizado veio de todas as partes. “Sempre fui chamado para ministrar palestras fora do Brasil. Já dei palestra no mundo todo. A única exceção foi a África”, relata o professor.  “E ainda sou convidado para participar de muitos evento e congressos”, completa.

O prêmio recebido no evento da World´s Poultry Science Association foi a coroação das conquistas de um grande homem da avicultura, que, é claro, se sentiu muito honrado. “Esse prêmio era o que faltava para a confirmação de que realmente contribuí para área. Mas, espero que seja o último (risos)”, diz Egladison.

Entretanto, de tantas homenagens recebidas, o professor se lembra, especialmente, de uma realizada pelo grupo de avicultura da Escola de Veterinária em 2011. “Fizeram uma placa para mim pelos grandes serviços prestados na casa. Isso me deixou muito satisfeito, pois partiu de alunos que eu não conhecia”, conta Egladison .

Coletivo

Para o professor, as conquistas não são apenas resultados de trabalhos individuais. Elas surgem do esforço de vários indivíduos. E, na sua concepção, uma das pessoas determinantes para o bom andamento da Escola de Veterinária foi seu contemporâneo, professor Leônidas Machado Magalhães. “Ele foi um excelente profissional e, sobretudo, um grande indivíduo. A compra da Fazenda de Igarapé, por exemplo, só foi possível pela atuação do Leônidas como diretor da Escola”, conclui.

Prêmio

A premição recebida pelo professor aposentado da UFMG foi criada pela ação do Comitê Executivo World´s Poultry Science Association – WPSA – em 10 de agosto de 1984, com a finalidade de reconhecer os indivíduos que tenham contribuído para a indústria avícola mundial acima e além da chamada do dever. Qualquer pessoa com qualquer formação educacional, em qualquer país é elegível para nomeação e possível eleição para o prêmio.

Últimas Notícias

Janeiro de 2025
D S T Q Q S S
01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola