No dia 29 de julho, o professor Walter Motta Ferreira, do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária, foi agraciado com o Prêmio Sociedade Brasileira de Zootecnia durante a 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, realizada na cidade de Aracaju (SE). Desde 1951, o prêmio, que anteriormente se chamava Prêmio Zootecnista do Ano, é atribuído a profissionais de reconhecido mérito que trabalhem ou tenham vínculo com a Zootecnia, tendo dado alguma contribuição a mesma ao longo de sua vida profissional no Brasil.
“Acredito que no meu caso, embora eu seja pesquisador também, a minha função docente nesses anos todos de algum modo se inclinou como um trabalho de consolidação da zootecnia como profissão e ciência. Além disso, realizo um trabalho como presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas há seis anos. Provavelmente, esse significado que dei ao ofício e a equipe que desenvolvi na ABZ deram maior visibilidade ao meu nome”, contou Walter.
O professor foi indicado por cinco pesquisadores zootecnistas de todo o Brasil: Severino Benone Paes Barbosa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Severino Gonzaga Neto, da Universidade Federal da Paraíba; Paulo Roberto Nogara Rorato, da Universidade Federal de Santa Maria; Marcio Machado Ladeira, da Universidade Federal de Lavras; e Ronaldo Lopes Oliveira, da Universidade Federal da Bahia.
Sobre a 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia
O tema central da reunião este ano era A Produção Animal Frente às Mudanças Climáticas e Tecnológicas, com o objetivo de compreender as mudanças ambientais globais e seus efeitos sobre a cadeia do agronegócio, bem como conhecer as novas tecnologias que favoreçam direta ou indiretamente a produção animal.