Com a presença de professores, técnicos-administrativos, do diretor Renato de Lima Santos, da vice-diretora Sandra Gesteira, o pró-reitor de graduação Ricardo Takahashi e o pró-reitor adjunto de graduação Walmir Caminhas apresentaram à comunidade da Escola de Veterinária, no Auditório do DCCV, as propostas para a graduação da universidade no período de 2014 a 2018.
As propostas se concentram em cinco eixos: interlocução ampliada, projetos estruturantes, valorização da docência, estruturação da auto-avaliação e completar o “ciclo de flexibilização”.
O objetivo é visitar todas as unidades e apresentar as propostas de graduação para a comunidade universitária. Takahashi afirmou que “as visitas às unidades é uma forma de entender a realidade de graduação de cada lugar”.
Dentre as propostas apresentadas, temos a ampliação da flexibilização dos currículos de graduação. Como a oferta de vagas para disciplinas gerais. Assim, o aluno pode cursar disciplinas fora de sua área de origem, de modo a promover a cidadania cultural e formação transversal dos estudantes. “Os alunos podem procurar alternativas de formação”, afirma Takahashi.
Para o pró-reitor é preciso colocar em debate a adoção de novas formas de entrada na universidade, como a entrada por ciclo básico, por grupo de cursos, entre outros. Como também avaliar a possibilidade de diplomas intermediários. A ideia é promover o debate com a comunidade para tentar implantar as propostas em 2016.