Está aberto até o dia 9 de julho de 2012 o prazo para o envio dos trabalhos juntamente com a inscrição, ambos pelo site, para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo é reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.
Este ano serão considerados trabalhos de inovação tecnológica na área da saúde, ou seja, aqueles relacionados com a prevenção, tratamento, desenvolvimento de vacinas, diagnósticos, medidas sanitárias e novas tecnologias biomédicas e farmacêuticas para enfermidades relevantes para a região.
Este tema inclui as seguintes linhas de pesquisa: doenças de caráter infeccioso, tais como dengue, leishmaniose, Doenças de Chagas e encefalites; doenças endêmicas agudas e crônicas como dengue, febre amarela, brucelose e hidatidoses; doenças crônico-degenerativas e imunológicas como Alzheimer; doenças neurológicas como distúrbios do movimento, cefaleias e epilepsias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, infartos, acidentes cerebrovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.
As categorias da premiação incluem: Iniciação Científica, Estudante Universitário (graduandos), Jovem pesquisador (até 35 anos), e Integração (equipes de pesquisadores). Candidatos só podem se candidatar a uma única categoria.
Mais informações pelo site do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.