No dia 19 de julho, alunos do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG, que estão ligados à área de avicultura, visitaram a CASP, importante empresa do setor. Localizada na cidade de Amparo, em São Paulo, a empresa é referência no desenvolvimento de tecnologias para incubação e também para aviários de matrizes e de frangos de corte.
Os 11 alunos que estiveram presentes na matriz da empresa se organizaram e viajaram de avião até a cidade de Campinas, onde um ônibus, cedido pela CASP, aguardava para realizar o translado até o município de Amparo.
Segundo uma das participantes da visita, Vanessa Michalsky Barbosa, que é médica veterinária, mestre e doutora em Zootecnia e pós-doutoranda em Ciência Animal pela UFMG, a visita foi gratificante. “Este encontro possibilitou o aprimoramento do nosso conhecimento em relação ao funcionamento das máquinas e logística dos incubatórios. Também permitiu a discussão de conceitos técnicos e sua aplicabilidade no dia-a-dia da indústria. Pudemos divulgar nossas pesquisas e demonstrar o interesse pela área”. Ela completa dizendo que a visita foi um intercâmbio de informações que agregou à formação dos participantes como estudantes, profissionais e pesquisadores.
O professor Leonardo Lara, do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária, também acompanhou os estudantes e vê a importância desta visita por possibilitar que os alunos conheçam outra realidade. “A CASP é uma empresa muito respeitada e esse tipo de visita abre possibilidade para os alunos saírem dos muros da universidade e conhecerem o mundo da avicultura, as oportunidades que os aguardam lá fora. É importante também esta parceria entre a universidade e a iniciativa privada”, explica.
A Escola de Veterinária da UFMG agradece à CASP pela disponibilidade e pela atenção concedida aos estudantes de pós-graduação e professores, especialmente aos funcionários Coracin, Dilermando e Bueno, que realizaram as apresentações na empresa. Também agradece ao representante da empresa em Belo Horizonte, José Maria Salgado, pela ajuda na organização e pela presença durante a proveitosa e enriquecedora visita.