A Fazenda de Igarapé conta agora com uma nova atividade dos alunos da Escola, o plantão de avicultura, promovido pelo Grupo de Estudos Avícola (Geav). Em paralelo aos plantões de bovino de leite e de forragicultura, o plantão de avicultura acontece quinzenalmente durante o final de semana.
O objetivo dessa iniciativa é aproximar os alunos do sistema de produção e estimular essa prática. Segundo Edgard Onoda, coordenador discente do Geav, "essa é uma forma de aproveitarmos melhor as oportunidades que temos a nossa disposição na Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa, em Igarapé, principalmente no que diz respeito a produção de ovos".
As atividades realizadas durante o plantão consistem em: garantir boas práticas de produção de ovos, analisar a formulação das dietas fornecidas às aves, avaliar e auxiliar as rotinas de trabalho, como por exemplo, as relacionadas ao manejo geral, limpeza, classificação e armazenamento dos ovos; Além da verificação dos índices zootécnicos obtidos nos galpões de postura (taxa de postura, mortalidade, peso médio dos ovos e consumo de ração).
Podem participar alunos da graduação e da pós-graduação. Não é exigido que os participantes sejam frequentadores das reuniões do Geav ou estejam cursando uma disciplina específica. Com direito à hospedagem na própria fazenda, os alunos que participarem das atividades durante o sábado partem da Escola na sexta-feira e retornam no domingo.
Os interessados devem entrar em contato com os coordenadores do Geav (pelo email geavufmg@gmail.com) ou conversar com o professor Leonardo Lara, do Departamento de Zootecnia e responsável pelo grupo de estudos, com antecedência. O próximo plantão acontece no final de semana do dia 05 de outubro de 2013.