Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Planetário e fachada do Espaço TIM UFMG do Conhecimento recebem novas produções a partir de hoje

As produções audiovisuais A eterna novidade do mundo e Cine jornais serão lançadas hoje, 31 de janeiro, às 19h30, no Espaço TIM UFMG do Conhecimento e serão exibidas diariamente até o dia 9 de fevereiro. As obras foram selecionadas pelo Edital de estímulo à produção audiovisual: fulldome e fachada digital, lançado no ano passado pelo Espaço.

A eterna novidade do mundo

Em A eterna novidade do mundo, situações cotidianas são transformadas em imagens científicas, em alusão a fenômenos naturais. A ciência é representada com sacolas plásticas e até pirulitos. Camila Buzelin e Francesco Napoli, autores da obra, representam poeticamente galáxias e partículas subatômicas, a partir de acontecimentos que costumam passar despercebidos pelo olhar apressado do dia a dia.

Os autores contam que a ideia partiu do gosto por documentários de ciência. “Apesar da minha formação não ter a ver com a astronomia, eu tenho interesse pelo tema, muito influenciado pela filosofia e produtos científicos audiovisuais que são esteticamente muito bonitos”, relata o artista sonoro Francesco Napoli. “Espontaneamente, começamos a reparar em alguns acontecimentos de forma artística e começamos a fazer experimentos para criar imagens”, completa Camila Buzelin, artista visual.

A obra propõe despertar a curiosidade científica por meio da arte. Francesco explica que o primeiro passo para o pensamento filosófico é espantar-se diante do mundo e que a astronomia pode funcionar como um incentivo para a ação. Segundo o artista, a proposta traz uma reflexão a respeito de dicotomias como terrestre e extraterrestre e arte e ciência, pelo fato de aproximar os conceitos. “Já existe uma comprovação de que somos formados pela mesma matéria existente no espaço. E todas as formas de movimento no mundo têm uma ligação com o macro e com o micro.” Ele comenta ainda que a realização do trabalho foi muito prazerosa. “Estamos como crianças brincando com os experimentos. A simplicidade do projeto é o que traz essa complexidade a ele.” De 1 a 9 de fevereiro de 2013, o público vai poder assistir à obra gratuitamente no planetário, sempre às 16h.

Cine jornais

Já quem passar pela Praça da Liberdade à noite poderá assistir, na fachada digital do Espaço, a uma série de vídeos que abordam e questionam aspectos da trajetória da capital mineira. Em Cine jornais, os artistas Luísa Horta e Ricardo Burgarelli articulam documentos históricos e imagens fictícias, retratando a tensão entre arquitetura, poder, sujeito e sociedade.

Cine jornais constitui uma série de dez episódios que serão exibidos isoladamente a cada dia, sempre às 20h. Inspirado em produções audiovisuais institucionais do século 20, o trabalho inclui composições feitas com fragmentos de arquivos de Belo Horizonte, filmes brasileiros e imagens produzidas pelos próprios artistas com uma câmera super 8 – equipamento desenvolvido nos anos 1960. “Cada vez que a gente recebe as imagens reveladas, é uma surpresa. Só então conseguimos trabalhar com elas e criar o produto final”, conta Luísa Horta.

Tomando como base a história de Belo Horizonte, Cine jornais sugere uma reflexão sobre a relação entre arquitetura e sujeitos no espaço urbano. Ao longo dos processos de pesquisa e realização da obra, os artistas identificam um específico e constante movimento de transformação da capital. “Nossa cidade vive em ciclos de destruição e construção, estabelecendo-se como um espaço do vazio, que não carrega nenhuma identidade. A sensação é de que ela está sempre à espera de um futuro moderno que nunca chega”, explica Luísa. A proposta partiu do trabalho que reúne fotografias, vídeos, instalações e impressos.

Criado pelos mesmos artistas, o conjunto chamado Arquivo de obras em acabamento ficou em exposição no Centro Cultural UFMG de agosto a setembro de 2012 e foi um dos vencedores do Situações Brasília 2012 – Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal, passando a integrar o acervo do Museu Nacional da República na capital do país.

Programação

Dia 31/1 – Sessões especiais de lançamento:
Cine jornais
Sessões: 20h e 21h30
Local de exibição: fachada digital
A eterna novidade do mundo
Sessões: 19h30 e 21h
Local de exibição: planetário*

De 1 a 9 de fevereiro:
Cine jornais
Sessão diária: 20h
Local de exibição: fachada digital
A eterna novidade do mundo
Sessão diária: 16h
Local de exibição: planetário*
*As sessões de exibição do projeto A eterna novidade do mundo no planetário terão entrada gratuita durante o período de exposição dos trabalhos

Redação: Cedecom
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola