O Grupo PET-Agronomia, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, iniciou projeto para apoiar os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa, denominada Pet Enem, reúne questões da área de Ciências da Natureza de exames realizados em anos anteriores e oferecerá semanalmente, por meio do Google Forms, um formulário com perguntas e feedback aos participantes.
Ao enviar o formulário, o participante recebe uma resposta com o número de acertos. O projeto permanecerá no ar até a data de realização do Enem 2020. Os links para acesso aos formulários estão disponíveis nos canais do Pet Agronomia no Facebook e no Instagram (@petagronomiaufmg). O primeiro deles pode ser acessado neste link.
“Devido à pandemia, muitas escolas interromperam suas atividades. O Pet Enem surgiu para que os candidatos, principalmente estudantes de escolas públicas, não sejam totalmente prejudicados”, justifica o professor do ICA e coordenador do projeto, Ernane Martins.
O Grupo PET-Agronomia tem o objetivo de atuar positivamente no curso de Agronomia da UFMG, ampliando as atividades e experiências no ensino, pesquisa e extensão. Além disso, propicia a realização de atividades extracurriculares para complementar a formação acadêmica, desenvolver habilidades e contribuir com a formação social e realização profissional do aluno.
Adiamento
Depois de grande mobilização social, o Enem, cuja realização estava agendada para novembro, foi adiado para dezembro ou janeiro de 2021, em razão dos impactos da pandemia do coronavírus sobre a preparação dos estudantes. A UFMG já havia se manifestado em apoio ao adiamento da prova.