Pesquisadores do Centro Colaborador do SUS para Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde (CCATES), projeto desenvolvido na Faculdade de Farmácia da UFMG, divulgaram uma nota técnica sobre os tratamentos divulgados para a Covid-19. O material aborda a eficácia, a efetividade e a segurança das alternativas terapêuticas, considerando tratamentos em uso e em investigação para o novo coronavírus. A nota foi criada para munir gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) com informações de qualidade, com base na evidência científica disponível.
Para chegar a uma relação de tratamentos, os pesquisadores realizaram uma busca sistemática nas bases de dados Medline (PubMed), Embase, Lilacs e The Cochrane Library. Além disso, a pesquisa foi suplementada por buscas nas bases do ClinicalTrials.gov, Chinese Clinical Trial Registry e European Union Clinical Trials Register para identificação de possíveis estudos em andamento, previamente registrados e ainda não publicados. Até o momento da publicação, existiam mais de 80 ensaios clínicos sendo realizados na China e no mundo,
A nota concluiu pela não recomendação específica, ao menos nesse momento, do uso de qualquer medicamento antiviral, vacina ou tecnologia em saúde para o tratamento de pacientes infectados, pois as evidências científicas permanecem incipientes. Os autores reconhecem que os resultados com a hidroxicloroquina parecem animadores, mas consideram que o tamanho amostral, tempo de acompanhamento e falta de estudos com metodologia robusta por enquanto não permitem afirmar sobre a segurança, eficácia e efetividade dos fármacos estudados. Assim, o documento recomenda o tratamento sintomático e de suporte como primeira alternativa, visando prevenir e mitigar o efeito da pandemia.
Leia a nota completa em: http://www.ccates.org.br/covid-19/.
O material foi elaborado pelos pesquisadores Carolina Maria Fontes Ferreira, Carolina Zampirolli Dias, Lucas Lima Tôrres, Pâmela Santos Azevedo e Tulio Sarmento, tendo revisão dos professores Francisco de Assis Acurcio, Juliana Alvares-Teodoro, Augusto Afonso Guerra-Junior e Carlos Ernesto Ferreira Starling.