Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Pesquisadora da Escola de Veterinária da UFMG ganha prêmio na 12° Expoepi

A pesquisadora da Escola de Veterinária da UFMG, Mariana Gontijo Brito, teve sua tese de doutorado premiada na 12ª Expoepi (Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças). A tese tem o título “O uso da terra e a distribuição espacial de casos humanos da síndrome cardiopulmonar por hantavírus em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , 1996 a 2007”.

Segundo Mariana, sua tese pesquisava a relação entre a notificação de casos de hantavírus em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . “É uma região voltada para agropecuária, onde a relação do homem com a terra é muito presente. Associado a isso, a doença é transmitida por excretas de roedores silvestres, que estreitam a relação como o homem, quando este lida diretamente com as atividades agropecuárias”, explica.

“Além disso, o trabalho contribuiu para identificar os tipos de atividades agropecuárias mais propícias á infecção por hantavírus, que foram a floresta natural (região de cerrado – onde há presença do roedor silvestre, transmissor da hantavirose) e a pastagem plantada”, completa a doutora.

O prêmio que Mariana ganhou foi na categoria da Mostra competitiva – Produção técnica científica dos profissionais do SUS na área de Doutorado. Para a mostra, foram enviados cerca de 800 trabalhos, sendo destes, 70 selecionados e 15 premiados em diversas categorias.

Satisfeita com o resultado Mariana afirma que esse prêmio foi muito importante para ela, pois reconhece todo o trabalho desenvolvido, no qual buscou a identificação do principal meio de infecção da hantavirose em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . Além disso, ressalta a necessidade de cada vez mais, estreitar a relação entre a Universidade e o serviço em saúde pública.

A tese premiada já havia sido defendida na Escola de Veterinária da UFMG no dia 4 de maio de 2012, composta pelo seguinte comitê de orientação: prof. Marcos Xavier Silva (Orientador), prof. José Ailton Silva, prof. Élvio Carlos Moreira e prof. João Paulo Amaral Haddad.

Hantavírus
Segundo a pesquisadora Mariana, hantaviroses são infecções que apresentam distribuição mundial e constituem importante problema de saúde pública na Ásia e Europa. Nestas regiões, os hantavírus causam a enfermidade denominada febre hemorrágica com síndrome renal (FHSR).

“Me interessei em fazer essa pesquisa quando em 1993, descreveu-se nos Estados Unidos da América, uma nova síndrome clínica causada por esses vírus, com acometimento do trato respiratório e letalidade de 50%, denominada Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH). Passou a ser reconhecida em diversos países das Américas, em especial o Brasil”, conta Mariana.

A transmissão da enfermidade ao homem ocorre pela inalação de aerossóis com partículas virais, formadas a partir daquelas excretadas principalmente em locais fechados e cobertos, livres de exposição aos raios ultravioletas do sol e sem corrente de ar.

Mariana explica que teve uma necessidade de conhecer o porquê dos casos dessa síndrome (SCPH) aparecerem somente nas regiões Centro Oeste e Oeste do estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . “A identificação de fatores determinantes dessa enfermidade e o direcionamento de medidas de controle e prevenção da doença em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais poderia evitar o óbito por essa síndrome”, conclui.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola