A Escola de Veterinária recebeu na última sexta-feira, 14 de junho, o pesquisador inglês John Fazakerley, diretor do Instituto Pirbright. John estuda doenças infecciosas de Saúde Animal, e tem visitado todo o Brasil em busca de novas parcerias de pesquisa. O encontro aconteceu para que a Escola e o instituto pudessem apresentar seus projetos de pesquisa, e no futuro, formarem parcerias.
John Fazakerley foi recebido pela vice-diretora da Escola, professora Zélia Lobato, e afirmou estar interessado nos estudantes brasileiros. Para ele, o Brasil tem muito a contribuir com os estudos do Instituto Pirbright, e os pesquisados de virologia da Escola também. “Tradicionalmente não temos estudantes brasileiros na Inglaterra, a maior parte dos brasileiros vai para a França. A Inglaterra quer aumentar a quantidade de estudantes brasileiros por lá.”, afirma John.
A Escola e o Instituto Pirbright já possuem um contato direto em busca de novas linhas de pesquisa, com o objetivo de formar grupos parceiros de pesquisa. Esses grupos parceiros consistem na troca de estudantes e pesquisadores e na parceria dos laboratórios, gerando benefícios para ambas as instituições.
Instituto Pirbright
O Instituto Pirbright, anteriormente conhecido como o Instituto de Saúde Animal, é um dos principais centros mundiais de excelência em pesquisa e vigilância de doenças causadas por vírus, em animais de fazenda e em seres humanos a partir de animais. O instituto inglês trabalha para conter, controlar e eliminar essas doenças economicamente e clinicamente importantes através de uma biociência inovadora e aplicada.