Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Pesquisa realizada na Escola está entre as 10 mais importantes de 2013

Após ter a sua dissertação de mestrado publicada na revista Journal Dairy Science, a aluna da Escola de Veterinária da UFMG, Bruna Silper, orientada pela professora Sandra Gesteira Coelho, teve a sua pesquisa escolhida pela Annual Conference of the American College of Veterinary Internal Medicine como uma das dez mais importantes de 2013 na área de patofisiologia das doenças ou diagnostificação, tratamento ou controle de doenças em animais de produção.

O artigo produzido por Bruna, denominado de "Efeitos de estratégias de aleitamento com sucedâneo de leite sobre desempenho, desenvolvimento ruminal e metabolismo de bezerros Holandeses", trata de avaliar como o fornecimento de sucedâneo de leite (produtos que substituem o leite) em uma quantidade um pouco maior pode influenciar no crescimento e desempenho do bezerro. Para isso foi construído, na Escola de Veterinária da UFMG, um bezerreiro onde os animais eram criados e estudados durante os três primeiros meses de vida.
 
“A maioria das pesquisas sobre o assunto são feitas em outros países, como EUA ou Canadá, e não representam a realidade da produção de leite em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais ” explicou Bruna. “Além dos benefícios em ganho de peso, os bezerros que receberam mais leite não mostraram redução em consumo de concentrado ou desenvolvimento ruminal” completou. 
 
O projeto foi orientado pela professora Sandra Gesteira, que além do trabalho apresentado também participa de um experimento em parceria com a Embrapa, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) para avaliar as dietas para bezerros e o impacto sobre o desenvolvimento do rúmem e desempenho dos animais. “Além deste trabalho, já estamos terminando novos projetos para serem submetidos às agências financiadoras para continuidade desta parceria nesta e em outras linhas de pesquisa”, afirmou a professora.
 
O prêmio
 
A revista Journal Dairy Science é a de maior impacto na área de produção de gado de leite e ter a sua pesquisa divulgada por ela, é motivo de alegria entre os pesquisadores. A seleção dos artigos é encomendada pela Annual Conference of the American College of Veterinary Internal Medicine e passam por uma filtragem com cerca de mais de 300 artigos sobre o assunto e depois são examinados por uma comissão avaliadora, que em 2014 foi composta pela Drª Ingrid Lorenz e pelo Dr J. Treton McClure.
 
A aluna Bruna Silper comemora a premiação e destaca o incentivo que o reconhecimento pode dar para os trabalhos futuros. “Após muito trabalho, o reconhecimento, especialmente de pesquisadores de fora em meio a tantos outros artigos, nos incentiva a continuar trabalhando” comentou. Já para a professora Sandra Gesteira, a premiação coloca a Escola de Veterinária da UFMG em nível mundial. “O artigo ter sido escolhido nos coloca em situação de igualdade com outros pesquisadores da área em todo o mundo”, disse Sandra.
 
A professora destaca ainda o impacto que pesquisas como essa podem trazer para a os produtores e para a sociedade. “Pesquisas que visam melhorar a nutrição das bezerras provocam impactos no desempenho e nas taxas de morbidade e mortalidade dos animais, e seguramente melhoram a rentabilidade da atividade leiteira. Já para a sociedade, essas pesquisas se revertem em produtos mais baratos e seguros”, afirmou.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola