Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Pesquisa da UFMG estuda nova tecnologia para recuperação de tecidos humanos danificados

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG estão desenvolvendo uma nova tecnologia para a reconstrução tecidual. Trata-se de um biomaterial que irá auxiliar na recuperação de tecidos humanos danificados por doenças e lesões, como a periodontite, uma grave infecção que acomete as gengivas e pode destruir o osso maxilar.
 
Nesse sentido, o professor Rodolfo Giunchetti, do departamento de Morfologia, destaca a alta compatibilidade do material no organismo, implantado via microcirurgia, que não causa rejeição. “A ideia é cultivar células-tronco do próprio organismo do indivíduo, in vitro, e utilizar o biomaterial como anteparo físico para que essas células sejam reimplantadas e regenerem o tecido perdido, sem complicações”, afirma Giunchetti, coordenador do estudo.  
 
Além disso, o professor diz que a tecnologia se expande para lesões em tecidos cartilaginosos, de difícil regeneração, citando as do jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, entre 1999 e 2000, no joelho. Assista à reportagem produzida pela TV UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=mRnTG_IThEY
 
Equipe de reportagem: Leonardo Milagres (produção), Luiz Cisi (reportagem), Ângelo Araújo (imagens), Marcia Botelho e Otávio Zonatto (edição de imagens), Alessandra Ribeiro (edição de conteúdo).

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola