Com o estreitamento das relações entre seres humanos e animais, especialmente os pets, aumenta-se também a preocupação com a saúde pública, devido a potencialidade de transmissão de zoonoses relevantes e ocorrências de casos de transtorno de acumulação. Nesse contexto, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (MPMG), por meio da parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef) e a Escola de Veterinária da UFMG, idealizou o Guia de Atenção aos Acumuladores de Animais, Leishmaniose Visceral Canina e Esporotricose Zoonótica.

Imagem: Guia
Danielle Ferreira, professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) e uma das coordenadoras do projeto, destaca que “o objetivo do guia é trabalhar os problemas de forma preventiva, sugerindo políticas públicas de castração, vacinação e, acima de tudo, educação”.
O documento conta com três capítulos, sendo o primeiro dedicado ao esclarecimento sobre pessoas em situação de acúmulo de animais. “O propósito dessa primeira parte é fomentar a elaboração de propostas e tomadas de decisões em busca da melhoria da qualidade de vida dos indivíduos que vivem em casas em situação de acumulação, dos animais e da sociedade impactada”, enfatiza Danielle.
O segundo capítulo trata da leishmaniose e tem por objetivo atender ao pedido de apoio técnico formulado pela Cedef, para orientar os promotores de justiça de meio ambiente sobre o controle da doença. Por fim, o Guia aborda a esporotricose zoonótica, visando direcionar promotores e gestores para a implementação de ações de vigilância nos municípios de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais .
O informe já está disponível no blog da Coordenadoria Especial de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais e você pode acessá-lo aqui.