A Escola de Veterinária da UFMG visa sempre buscar e aperfeiçoar o processo complementar de teoria e prática para a formação acadêmica de seus alunos. Dessa forma, viagens de campo são oportunidades para unir o que se aprende em sala de aula à vida real.
A última viagem de Equinotecnia aconteceu no período do dia 18 a 26 de novembro de 2011, para o Pantanal. Os alunos passaram por Cuiabá, onde visitaram o haras Santo André – Cavalo Árabe, depois seguiram para Poconé, passando pela Chapada dos Guimarães, onde visitaram a sede da Associação dos Criadores do Cavalo Pantaneiro e vários haras vinculados à associação.
Durante a viagem os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes tipos de criação e manejo de cavalo, e o último dia contou com uma cavalgada pelo baixo Pantanal.
“Aprendemos muito sobre julgamento, cronologia dentária, resenha e principalmente sobre a raça. Vivenciamos a lida diária e a importância do cavalo para o pessoal da região. Foi uma experiência inesquecível. O Pantanal é maravilhoso, e associar o encanto do lugar com o aprendizado técnico e orientação de professores de alto nível tornam essa viagem única. Gostaríamos de agradecer à Escola de Veterinária, à professora Adalgisa Resende, aos motoristas, ao Cristóvão, à Associação dos Criadores do Cavalo Pantaneiro, aos criadores e veterinários que nos acompanharam e nos receberam de forma excepcional”, conclui a aluna do 8º período, Gabriela Maldini que participou da viagem.