Com o objetivo de apresentar o mais novo equipamento adquirido pela Escola de Veterinária, foi realizado hoje, dia 7 de agosto, no auditório Prof. Mário Souza de Couto Barbosa, o seminário ''Cromatografia Líquida Acoplada a Espectrometria de Massas: UPLC/MS/MS e UPLC/TOF''.
Ministrado pelo gerente técnico de espectrometria de massas da Waters Brasil, Michael Murgu, o seminário apresentou as principais funções do Espectrômetro de Massas, equipamento que estará disponível para a comunidade acadêmica até o final deste ano.
O público, composto em sua maioria por docentes, acompanhou uma explicação completa sobre as tecnologias reunidas no Espectrômetro de Massas e as diversas aplicações que o equipamento oferece aos departamentos da Escola. Durante um coffee break oferecido pela Waters Brasil e Ebio Analítica os participantes ampliaram a discussão em uma conversa mais descontraída.
Espectrômetro de Massas: um equipamento multiusuário
O Espectrômetro de Massas é atualmente uma ferramenta analítica valiosa e versátil em diversas áreas das Ciências Agrárias, Biológicas e de Saúde Pública. Por espectrometria de massas (MS) é possível determinar a massa molecular e quantificar biomoléculas, e também fragmentá-las de forma a elucidar sua estrutura e confirmar sua identificação.
A aquisição de um espectrômetro de massas híbrido com analisadores dos tipos quadrupolo e time of flight irá certamente ampliar as perspectivas de pesquisa nos diversos departamentos em temas como resíduos de drogas e contaminantes, proteômica, biotecnologias da reprodução, análises nutricionais, entre outros.
A professora Mônica Cerqueira, coordenadora geral do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite (LabUFMG), tem grande expectativa no desenvolvimento de pesquisas que sejam interligadas aos departamentos da Escola a partir da espectrometria de massas (MS). ''Acredito que esta nova tecnologia agregue valor às pesquisas, uma vez que elas serão multidisciplinares, envolvendo áreas distintas. Ao invés de pegarmos uma amostra de leite isoladamente, nós vamos associá-la a outros departamentos'', explica.
''Um equipamento de ponta para uma Universidade de ponta''
Com essa frase, Michael Murgu define a excelência da UFMG na formação de pesquisadores e elaboração de pesquisas em diversos âmbitos. ''O Espectrômetro de Massas é um equipamento novo que vai trazer uma grande vantagem para os pesquisadores da Escola de Veterinária. Com essa nova tecnologia a Escola está no mesmo nível, ou melhor, do que os grandes centros de pesquisa da Europa'', afirma.