Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Palestra aborda desenvolvimento pessoal no mercado de trabalho

Com iniciativa do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq), o médico veterinário formado pela UFMG em 1995, Cássio Roberto Melo Camargos, apresentou o panorama do mercado de trabalho atual e dicas sobre desenvolvimento pessoal, no último dia 29.

Cássio propõe a máxima de que o desenvolvimento pessoal é mais importante do que disponibilidade de vagas, questões salariais e outros tópicos comumente abordados em palestras sobre o mercado de trabalho. Ele credita a necessidade de se haver uma preocupação com o desenvolvimento pessoal devido às mudanças estruturais que o mercado vêm se submetendo.

O médico veterinário aponta o desenvolvimento pessoal como um comportamento necessário e facilitador em se tratar da busca pela colocação profissional no mercado. Cássio discorre sobre o comportamento passivo de se esperar a vaga de emprego aparecer como algo dificultador atualmente, e credita que através do desenvolvimento pessoal, criar seu próprio caminho seja o ideal a se fazer, e completa: "nós profissionais, nós como membros de uma sociedade capitalista ativa e globalizada, precisamos ter nosso plano de desenvolvimento individual".

Ao desenvolver o pensamento em que "a melhor e maior empresa do mundo é o eu S.A.", Cássio apresenta situações em que o comportamento hábil influi no colocamento profissional de cada indivíduo, reforçando a importância de se tratar o tema no ambiente universitário, para que o entendimento do panorama atual e das possíveis previsões sobre o futuro do mercado sejam melhor compreendidos desde o processo de formação de profissionias. O médico veterinário exemplifica mudanças estruturais e organizacionais como reconfigurações do ambito profissional, mas também evidencia a transformação do papel do sujeito e suas habilidades, visto que os processos e técnicas da profissão são muito bem dominados por profissionais de alta capacidade.

Cássio enfatiza sobre a necessidade do mercado atual de um profissional que vá além do domínio das tecnicidades, que seja um médico veterinário dotado de competências no âmbito do comportamento, como atitude e habilidades intepressoais, por exemplo.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola