Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Obras de melhoria da infraestrutura são realizadas na Escola de Veterinária

A Escola de Veterinária da UFMG tem realizado várias obras de melhoria de infraestrutura. Cinco delas já estão concluídas e outras quatro já estão em sua fase final. Além destas, outras 14 obras ainda serão iniciadas. Segundo o professor José Nagib Cotrim Árabe, superintendente de infraestrutura e manutenção Proplan – Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento  “as obras são importantes tanto em função da expansão pela qual a universidade está passando, quanto pela modernização das instalações de atividades laboratoriais e, consequente avanço da pesquisa na área da veterinária”. Os laboratórios ganharam espaço importante no projeto de reforma e vários deles estão sendo melhorados, como endossa o diretor da Escola, prof. José Aurélio Garcia Bergmann, “Os laboratórios estão ganhando espaço e estrutura mais adequada”.

Em julho de 2011 foi concluída a “Instalação da Portaria e reforma de banheiros” que se iniciou em outubro de 2010. Em março de 2012 foram concluídos o “Centro de Memória da Escola de Veterinária”; o “Cercamento do Centro de Treinamento da Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa”; a “Implantação da rede de água Copasa, Fazenda Exeperimental Professor Hélio Barbosa” e a “Implantação do Sistema de Monitoramento por Câmaras da Escola de Veterinária e Hospital Veterinário”.

Ainda no segundo semestre deste ano está prevista a conclusão de mais três obras: o “Galpão do Projeto Carroceiro – Hospital Veterinário”; o “Laboratório de Aquacultura (Laqua)” e a “Reforma dos galpões B, C e D do Hospital Veterinário”.
Segundo o professor José Nagib, as obras na Escola de Veterinária estão adiantadas, pois há um bom planejamento feito a longo prazo e que tem funcionado melhor que em outras unidades da UFMG.

Já em 2013 é aguardada a conclusão de pelo menos mais sete obras. O “Complexo Laboratorial de Pesquisa Avançada em Medicina Veterinária – DCCV” para janeiro; a “Adequação dos espaços dos Colegiados de Graduação, de Pós-Graduação, da Central de Estágios e da Assessoria de Comunicação’’ para março e o ”Setor administrativo da Escola de Veterinária (FEPMVZ)” para maio.
Em julho de 2013 estão previstas para serem entregues a obra de “Modernização e Atualização Tecnológica do Bloco Cirúrgico de Pequenos Animais do Hospital Veterinário – DCCV”; a “Reforma dos Guarda-Corpos da Escola de Veterinária” e a “Reforma do Auditório Professor Eduy Catão”. Em setembro do mesmo ano é esperado o “Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos (Aquavet)”.
O engenheiro das obras, Eugênio Fernandes, destaca a qualidade como marca das obras realizadas aqui. “Vim para UFMG começar a obra da Faculdade de Ciências Econômicas, depois passei pela Engenharia e agora estou aqui na Veterinária, o andamento aqui sempre é normal, um ambiente bom de trabalho, com um sistema de compras efetivo, a equipe de mão de obra muito bem treinada, qualificada. Aqui tem um grande diferencial em relação ao mercado, visam mais qualidade e segurança do trabalho”.

Já em 2014, estão previstas mais quatro obras. Uma no mês de março, a “Unidade Laboratorial de Pesquisa Animal (ULPA/DZOO)”; uma no mês de abril, o “Laboratório de Genética Animal” e duas no mês de julho, o “Laboratório Oficial de Diagnóstico de Enfermidades de Animais Aquáticos (Aquacen)”, e a “Reforma dos “brises” – revitalização da fachada dos prédios da Escola de Veterinária e Hospital Veterinário”.

Existem ainda mais quatro obras que ainda não possuem previsão de início. O “Núcleo de laboratórios Multiusuários de Biotecnologia Aplicados à Pesquisa em Saúde Animal e Humana”, o “Laboratório de gerenciamento de Risco de Patógenos (Lageri), o “Fechamento da área externa, interligando os blocos dos Laboratórios de Nutrição (Laca e Lama) e Laqua” e o “Espaço Convivência – Acréscimo de mesas e bancos em alvenaria na área externa da Escola de Veterinária e Hospital Veterinário”.

 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola