Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Novo serviço facilita acesso ao Portal de Periódico da Capes

Novo serviço oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) permite à comunidade da UFMG acessar o conteúdo do Portal de Periódicos da Capes a partir de qualquer ponto da internet, e não apenas de máquinas vinculadas ao domínio Universidade.

Trata-se da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que possibilita às instituições da RNP atuarem como provedoras de identidade e de serviço. A gestão do serviço e a manutenção do repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação é responsabilidade da RNP.

“Esperamos que esse novo recurso possibilite à nossa comunidade a utilização mais intensiva do Portal de Periódicos, como fonte de informação para o trabalho acadêmico”, comenta o diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, professor Luciano de Errico.

Ele explica que o CAFe abre possibilidades de oferta de diversos outros serviços, como a criação de boletins eletrônicos voltados para a comunidade acadêmica, sem a necessidade de cadastramento de usuários. Enrico também destaca que a RNP é, atualmente, uma das poucas federações nacionais no mundo em efetivo funcionamento.

Acesso
No primeiro acesso ao Portal de Periódicos por esse sistema, o usuário deve utilizar link disponível no serviço minhaUFMG e se cadastrar, usando o item "Meu Espaço". Acessos posteriores apenas exigirão a identificação através da página de entrada do minhaUFMG, que será apresentada pelo Portal de Periódicos. Instruções detalhadas sobre o cadastramento estão disponíveis no minhaUFMG.

Segurança
Informações da RNP esclarecem como ocorre o suporte à autenticação federada: ao acessar um determinado provedor de serviço, o usuário é redirecionado para uma página que lhe apresenta uma lista de provedores de identidade. “O usuário escolhe sua instituição de origem, e seu navegador é redirecionado para o provedor de identidade dessa instituição. Após autenticar o usuário, o provedor de identidade repassa o resultado dessa autenticação ao provedor de serviço e cria uma sessão de uso associada ao usuário, de forma que acessos a novos serviços dentro de um determinado intervalo de tempo não gerem novas requisições de autenticação (single sign-on)”.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola