Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Nova atividade do Espaço do Conhecimento UFMG oferece ao público sessões on-line de astronomia

A partir da próxima quinta-feira, dia 14 de maio, das 17h às 18h, o Espaço do Conhecimento UFMG oferecerá sessões on-line de astronomia, totalmente gratuitas, na nova atividade Descobrindo o Céu. A cada semana, será divulgado o link para acessar a sala de reunião, no site do museu. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas aos 100 primeiros que entrarem na sala virtual.
 
Nas sessões, será mostrado o céu de Belo Horizonte, com o apoio do software Stellarium, e o público aprenderá a localizar as constelações, as estrelas e os planetas, além de compreender melhor alguns fenômenos astronômicos e as características dos movimentos dos corpos celestes, a partir de simulações de computador. Ainda será possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço.
 
A ideia surgiu da vontade de oferecer sessões de astronomia a distância ao público que já frequenta o Espaço do Conhecimento e aos interessados de qualquer localidade, considerando a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do novo coronavírus. Mesmo que a tela plana dos computadores não permita a reprodução da experiência de imersão das sessões de Planetário, onde é feita a reprodução do céu e exibição de filmes em um domo, ela possibilita um exercício coletivo de observação e interpretação muito rico, principalmente pelo espaço aberto à interação. 
 
Serviço: 
 
Descobrindo o Céu – sessões on-line de astronomia
 
Quando: quintas-feiras, das 17h às 18h, a partir de 14 de maio e enquanto durar o distanciamento social
 
Classificação: livre
 
Onde: informações e link de acesso: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/descobrindooceu
 
 
Redação: Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola