É com pesar que comunicamos o falecimento do Professor da Escola de Veterinária João Biondini.
Neste momento de dor pela despedida, manifestamos nossa solidariedade a todos os familiares e amigos do professor, cujo trabalho e dedicação foram fundamentais para o crescimento da Escola e serão lembrados por todos aqueles que conviveram com ele.
Abaixo, segue homenagem escrita pelo Professor Humberto Pereira Oliveira.
“Que Deus proteja a todos aqueles que tiveram a honra de conviver e, assim, conhecer o Professor João Biondini e que dele tiveram a sorte de ser alunos, companheiros da Escola de Veterinária da UFMG, estagiários, criadores de equinos e que, acima de tudo, guardaram a sua amizade e lembrança.
Particularmente, sinto-me muito miúdo para falar sobre o pequeno grande homem que conheci, convivi e dividi muitas aventuras, desde o dia que nos aventuramos com sucesso na Escola de Veterinária, já em 1975, na primeira cesariana eletiva em égua piquira. (O acesso paramediano foi feito sob sedação e anestesia local, uma verdadeira aventura, antes que foi adotada a anestesia geral em equinos na Escola). Ambos aprendemos muitas coisas novas e que nunca pensávamos vivenciar.
Desde então, emendamos os nossos cordões umbilicais na clínica médica, de um lado, e cirúrgica de outro, não importavam noites, feriados e até Natal e Ano Novo, quando ele era chamado, o que aconteceu seguidamente até as aposentadorias docentes. Nunca soube de um chamado clínico que não fosse prontamente atendido por ele, quem sabe, até no Dia dos Pais.
Nos anos que muito adiante se seguiram, fizemos equipe com outros docentes, como Geraldo Eleno, Valentim Gheller e Rafael Faleiros.
A Escola de Veterinária perdeu o grande professor e amigo irrestrito, devotado ao máximo, alegre de rir e fazer rir, bondoso sem querer troca, temente a Deus sem Dele nada temer e que será sempre lembrado por todos.
O nome da Escola ultrapassou fronteiras!”