Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Nota de Falecimento: Professor Ivan Barbosa Machado Sampaio

Faleceu hoje, dia 22 de agosto de 2020, o professor Emérito da Escola de Veterinária da UFMG, Ivan Barbosa Machado Sampaio. Graduado em Agronomia pela UFRRJ no ano de 1966, Ivan foi homenageado com o título de Professor Emérito desta casa em março de 2007 quando da comemoração dos 75 anos da Escola de Veterinária. 
 
“Difícil falar do Prof. Ivan sem se emocionar. De sensibilidade notória e competência inquestionável esse colega encantava a toda comunidade da Escola de Veterinária e da UFMG  com sua cultura,  inteligência e simplicidade. Na sua voz macia trazia o anúncio do talento para aquilo  que se dispôs a dedicar a sua vida: ser um mestre no sentido mais profundo da palavra. Paciência, parcimônia, companheirismo, amizade e motivação. Prof. Emérito da Escola de Veterinária, nos agraciou com sua presença marcante pelos anos em  que foi professor dessa Escola e pelos outros que, mesmo depois de aposentado, nos dava a honra da sua convivência, nos visitando freqüentemente e nos brindando com concorridos bate papos onde reinavam seu eterno bom humor. Hoje a comunidade da UFMG perde um amigo, um colega e um companheiro.  Sentiremos muitas saudades Prof. Ivan de sua presença inspiradora e de suas ideias iluminadas” comenta a Professora Zélia Lobato, Diretora da Escola de Veterinária.
 
Professor do Departamento de Zootecnia da Escola, Ivan Barbosa foi ainda Mestre em Estatística pela Iowa State University of Science and Technology, nos Estados Unidos, durante a década de 1970; Doutor em  Estatística Aplicada pela University of Reading, no Reino Unido em 1988; e ainda Pós-Doutor pela Universidad Politécnica de Madrid, em 1993 na Espanha. Tendo se tornado, indubitavelmente, referência para a área da Estatística aplicada às Ciências Agrárias no Brasil. 
 
 
Já aposentado, a partir de 2006, Ivan continuou atuando ativamente da vida acadêmica, tendo participado da formação de diversos mestres e doutores da área. Em 2011 lançou, na Escola de Veterinária, a tradução de livro publicado em espanhol em 1998, onde reunia mais de 20 anos de conhecimento adquiridos e compartilhados no Departamento de Zootecnia. 
A outorga do título de Professor Emérito, em 2007, menciona que:
 
 “a figura de educador do professor Ivan tem ainda múltiplas outras virtudes que o tornam uma pessoa admirada, respeitada e amada na comunidade universitária. Como docente e pesquisador, soube fazer a intermediação do conhecimento com a construção da cidadania, ter atitudes e comportamentos irreparáveis, sempre flexível, receptivo e crítico como convém aos estatísticos com seu background. Inovador na arte e no ofício do ensino, o professor Ivan sempre foi detentor de comportamentos ético e cívico exemplares para todos os seus pares. Suas ações sempre marcadas por elevada dimensão técnica e, sobretudo, por rara sensibilidade humana”. 
 
Ivan foi ainda eternizado em ilustração cientifica na parede do Hall da Biblioteca de Veterinária. À época Ivan se disse surpreso com a homenagem, a qual não esperava: "Nós devemos ter sempre a pós-graduação alimentando os alunos e os projetos, pois isso é importante para o aluno, para a Escola e para o professor que também faz parte do trabalho", completou. A comunidade da Escola de Veterinária se solidariza à família em seu luto.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola