
Nesse último domingo (01/08/21) nos deixou a Profa. Carmem Silva Pereira, professora aposentada do Departamento de Zootecnia, na área de Melhoramento genético animal. A Profa. Carminha como era carinhosamente chamada pelos amigos e colegas, atuou na Escola de Veterinária no período de 01/06/1970 a 01/03/1993. A Profa. Carminha possuía graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1953), especialização em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (1961), mestrado em Experimentação e Estatística pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1967), doutorado em Melhoramento Genético Animal pela North Carolina State University (1977) e pós-doutorado pela University of Guelph – Department of Animal and Poultry Science (1989). Ela tinha um notado saber e experiência em estatística e melhoramento genético animal. Na Escola de Veterinária além de atuar na docência, orientou e co-orientou diversos profissionais que atuam em instituições de ensino e pesquisa do país. A Profa. Carminha também atuou como professora visitante na USP de Ribeirão Preto e UFV. Sua contribuição como docente e na área de pesquisa (autora de diversos trabalhos científicos) é inquestionável, contribuindo para evolução da ciência do melhoramento genético nos trópicos.
Ao saber da sua partida diversos ex-orientados, colegas, professores e amigos deram seus depoimentos dentre eles:
O Prof. Henrique Nunes Oliveira da Unesp – Jaboticabal, ex-orientado de mestrado postou: “Pessoa maravilhosa. Sempre penso nela. Ajudava todos que podia, com alegria e boa vontade. Ela tinha uma característica interessante, como professora. Sempre parecia que sabia um pouquinho mais que nós. Desde que comecei a estudar com ela e por mais que eu estudasse, ela sempre tinha algo a ensinar, mas sempre de um jeito que que dava a impressão que seu estudasse mais um pouco eu logo alcançaria o nível dela. Mas nunca a alcançava. Foi a professora mais motivadora que tive. Saudades dela”.
Prof. José Ailton da Silva, aposentado do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária e ex-diretor da Escola postou: “Meus sentimentos aos familiares da Profa. Carminha. Competente amiga que se foi. Convivência prazerosa com ela. Foi muito importante pra nossa Escola. Presidiu a comissão de criação do nosso Doutorado em Ciência Animal e Zootecnia. Que Deus a tenha.”
Prof. Flávio Ernandes, aposentado do Departamento de Zootecnia, postou: “Meus sentimentos a seus familiares. Lembro-me de quando fomos com o Prof. Viana, a Embrapa de Sete Lagoas, convidá-la para dar aulas de estatística e melhoramento no recém inaugurado curso de Pós Graduação em Zootecnia, lá no final dos anos de 1969.
Prof. José Aurélio Garcia Bergmann, aposentado do Departamento de Zootecnia, expressou: “Carminha foi pessoa especial de minha vida, tanto acadêmica quanto pessoal. Na Escola ela foi minha mentora, meu exemplo, minha orientadora, minha professora. Com bagagem científica na vanguarda de seu tempo, Carminha tinha suavidade ao ensinar; tornava simples a complexidade das teorias e dos modelos genéticos e estatísticos. Como pessoa, Carminha marcou pelo senso de justiça, pela humildade, pela doçura no lidar com seus irmãos, sobrinhos, alunos e amigos. Tempos difíceis temos passado na Escola e no Departamento de Zootecnia. Em pouco mais de um ano perdemos três referências e esteios acadêmicos, três percussores da nossa pós-graduação e três que eram amigos próximos entre si: Prof. Ivan Barbosa Machado Sampaio, Prof. Hamilton Carmélio Machado da Silva e agora Profa. Carmen da Silva Pereira, nossa Carminha. É, o céu está tendo sua aula magna de estatística e genética…”
“A Carminha era minha prima e foi uma das minhas referências para atuar na área de melhoramento genético e pelo destino fui orientado do Prof. Henrique (depoimento acima) e aqui estou na Escola na mesma área. Descanse em paz.” Prof. Idalmo Garcia Pereira