Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Nota de Falecimento: Prof. Norberto Mário Rodriguez

Nascido em 06/11/1939

† Falecido em 25/03/2021

A Escola de Veterinária da UFMG comunica com muito pesar o falecimento, no dia de hoje, do professor Norberto. Ele iniciou sua docência na Escola em janeiro de 1974, lotado no departamento de Zootecnia, área de Nutrição Animal, e se aposentou em setembro de 2009. Professor Emérito da Escola de Veterinária da UFMG em 30 de março de 2012. Expressamos os nossos sinceros sentimentos pela perda do professor e deixamos o nosso abraço solidário a família.
 
“Missão quase impossível falar do Professor Norberto Mário Rodriguez, pois como membro da Escola de Veterinária da UFMG e como pessoa, teve imensa contribuição institucional, científica, e a na forja de profissionais qualificados para atuarem junto às IES, Instituições de Pesquisa do país e exterior, além de muitos que optaram pela iniciativa privada. Graduado em Bioquímica pela Universidad Nacional Del Sur – Argentina (1967) e Fisiologia Animal – Purdue University – EUA (1973), ingressa nos quadros da Escola de Veterinária da UFMG em 1974, aposentando-se como professor titular em 2009, mesmo assim, continuou como professor voluntário e, posteriormente, como Professor Visitante Sênior do ICA-UFMG. Desde o início atuou de forma constante para o progresso do Departamento de Zootecnia, da Escola de Veterinária e em prol da Nutrição de Ruminantes, tendo sido responsável pelo treinamento, em Pós-Graduação, de várias personalidades na área a atuarem pelo Brasil e América Latina até hoje. 
 
Reconhecido nacionalmente pelos pares da área, foi diversas vezes laureado como pesquisador, teve vários trabalhos reconhecidos e destacados por Sociedades Científicas. Seu espírito científico era invejável, apresentava a energia e disposição em trabalhar numa nova proposta de projeto, doava-se de corpo e alma, demonstrava imensa alegria ao ter um projeto aprovado ou receber, por exemplo, uma Comenda do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais em reconhecimento a sua contribuição à ciência no Estado. Todavia, nunca demonstrou orgulho ou vaidade exacerbada, ao contrário, humildade era outra de suas profundas qualidades.
Possuidor de elevado Espírito Científico e Institucional, o professor Norberto se fez presente nos momentos mais importantes desta casa, com denotada lucidez e sempre com uma postura justa e disposto ao diálogo.
 
Atuante na Pós-Graduação em Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG talvez seja o orientador que mais auxiliou na “nucleação” do Programa desde seu início, o que sem dúvida é seu maior e mais precioso legado, impossível enumerar em tão poucas laudas.
 
Destaca-se também o projeto que culminou na implantação das Câmaras Respirométricas para Determinação das Exigências Nutricionais dos Animais Domésticos, pioneiríssimo no Brasil, aliás, as primeiras a serem implantadas em país abaixo da linha equatorial. Quando da implantação de aparatos similares em outras instituições, nunca se furtou em auxiliar já que essa expertise era escassa. Nunca se colocou como o “pai da criança” neste tema, mas sim mostrava-se feliz a cada nova unidade implantada com sucesso. Esse era seu jeito Argentino/Brasileiro/Mineiro de ser. Essa sua ilibada postura ética e profissional.
 
Suas participações em Bancas Examinadoras fossem de concurso público para cargos eletivos ou pretendentes a título de mestrado ou doutorado, serviam sempre como exemplo de retidão, senso de justiça e imenso respeito aos candidatos; e claro que transbordava sabedoria técnico-científica e transparecia muito claramente seu caráter. Mesmo nas conversas mais amenas e sem propósitos específicos era bom ouvi-lo e compartilhar os momentos; isso é consenso entre todos o conheceram.
 
Sua ausência será sentida hoje e sempre, mas suplantando tudo isso, somos eternamente gratos a toda herança que nos deixaste em todos os sentidos em que nos tocaste e transformastes nossas vidas.
Luz e Paz Eterno Mestre.”  Prof. Iran Borges, DZOO
 
“Convivi esses 41 anos que estou na UFMG com esse grande mestre! Norberto Mário Rodriguez!! Muito bem preparado para todos os desafios acadêmicos e científicos, presença constante, voz solidária, institucionalidade e sobretudo, humor picante e um imenso coração de bondade! Meu amigo vai fazer falta e se reúne a um grupo de grandes homens e mulheres que nos deixaram nesses tempos sombrios! A vida segue, o exemplo fica!!”   Prof. Walter Mota, DZOO-EV/UFMG

Últimas Notícias

Junho de 2024
D S T Q Q S S
01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola