Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Na Escola de Veterinária, a reitora da UFMG, Sandra Goulart, participa de reunião sobre os impactos da realização da Stock Car no entorno da Universidade

O objetivo da reunião foi apresentar a atual situação do evento da Stock Car, previsto para ocorrer nos arredores da UFMG do dia 15 a 18 de agosto.

No dia 17 junho (segunda-feira), a reitora da UFMG, Sandra Goulart, esteve presente na Escola de Veterinária para uma reunião de congregação com os membros da instituição.

Ao lado dos diretores da Escola de Veterinária, Professor Afonso de Liguori e Professora Eliane Melo, a reitora, Sandra Goulart, compartilhou com todos os membros da congregação as novas atualizações do evento da Stock Car. Ressaltou, novamente, que o local não é o correto para abrigar um evento dessa natureza. Além disso, destacou a falta de diálogo por parte dos organizadores do evento e a Prefeitura de Belo Horizonte, situação agravante, já que a UFMG não recebeu respostas, referentes a suas demandas, de nenhuma das partes envolvidas.

 

 

A solução apresentada pela Prefeitura de Belo Horizonte foi a construção de uma barreira acústica, um obstáculo físico que contribui para reduzir os ruídos que chegam ao receptor. No entanto, essa medida contraria a política de uma Universidade sem muros e não resolve os problemas decorrentes da realização do evento no local. O ruído gerado pela corrida pode impactar gravemente diversas espécies de animais na instituição e região, chegando a provocar a morte desses seres.

Durante a reunião, foram levantados os atuais problemas que estão sendo observados durante  a etapa de realização das obras. A entrada para o Hospital Veterinário e também para a Escola, se dá a partir do acesso realizado pela Avenida Presidente Carlos Luz, que está em processo de reformulação para a Stock Car.

 

 

As obras têm causado uma redução significativa no número de atendimentos do hospital. O trânsito no acesso ao hospital está péssimo, e a entrada do HV encontra-se em péssimo estado, além de ter pouca visibilidade. Houve também a troca do ponto de ônibus, o que tem afetado os alunos e demais membros da comunidade que precisam entrar na universidade.

O circuito previsto, além de estar a menos de 100 metros do Hospital Veterinário, também impactaria o Biotério Central da UFMG. A Escola de Veterinária reforça que se trata de um Hospital Veterinário que atende a todos os parâmetros exigidos para sua construção e exige certas condições para o seu bom funcionamento e a qualidade de vida de seus pacientes. Além da área hospitalar, a Escola de Veterinária conta com uma área externa que tem a presença de outros animais, essenciais para a contribuição do ambiente.

A reitora também destacou as áreas pertencentes à UFMG e como as ações realizadas na esplanada sul do Mineirão inviabilizam as atividades de ensino, gerando a necessidade de detalhadas reorganizações para cada evento. Os dias 16 e 17 estão marcados como dias letivos no calendário, ou seja, a Universidade funcionará normalmente, gerando movimentação de alunos, professores, TAEs e  comunidade externa.

 

 

A Escola de Veterinária, assim como a Universidade, reforça sua posição contra a realização do evento no entorno da UFMG. Durante todo o processo de avaliação e seleção de local, não houve contato prévio com a Universidade, demonstrando uma ausência de respeito com a instituição, por parte dos organizadores do evento e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Após a reunião, a reitora, acompanhada pelos diretores da escola, realizou uma visita ao Hospital Veterinário e sua área externa. Durante a visita, a comitiva pôde observar de perto a proximidade alarmante entre o hospital e o circuito previsto para o evento. Dessa forma, ficou evidente que a realização da corrida comprometeria seriamente as condições da Universidade, causando perturbações significativas tanto para os alunos e colaboradores, quanto para os pacientes do hospital veterinário. Esta observação reforçou a convicção de que a realização do evento nas imediações da universidade é altamente desfavorável.

 

 

A Escola de Veterinária da UFMG solicita o apoio de toda a comunidade acadêmica e local para fortalecer nossa posição contra a realização do evento da Stock Car nas proximidades da nossa instituição. A participação de todos é essencial para preservar todo o ambiente acadêmico e hospitalar.

Para mais informações sobre a Stock Car no entorno da UFMG, seus impactos e danos, acesse: https://www.ufmg.br/stockcarnaufmgnao/ 

Stock Car na UFMG NÃO!

#StockCarNaUFMGNão

#UFMGEuDefendo

Equipe
Antônio C. (fotografia e supervisão) e Wanessa Lina (redação).

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola