O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abrem o edital para seleção de projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do país.
As inscrições devem ser feitas, obrigatoriamente, pela internet, através do preenchimento do formulário de propostas online, disponível na plataforma Carlos Chagas, com o anexo do arquivo do projeto.
Serão, ao todo, três rodadas para submissão de propostas, lembrando que a primeira já aconteceu. No entanto, a segunda rodada terá prazo final até o dia 3 de junho de 2011, e o resultado e a contratação das propostas aprovadas acontecerão a partir do mês de agosto. A última rodada terá data limite para as inscrições das propostas até 2 de setembro, e a partir de novembro os resultados serão divulgados e a contratação efetivada.
As propostas devem abordar os setores industriais dentro dos seguintes aspectos:
programas mobilizadores em áreas estratégicas, programas para fortalecer competitividade e programas para consolidar e expandir liderança.
Serão aceitas propostas de projetos de desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos que visem ao aumento da competitividade das empresas por meio de: inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas, incremento, compatível com o setor de atuação, dos gastos empresariais com atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, atendimento à relevância regional, e cooperação com instituições científicas e tecnológicas.
O processo de seleção dos projetos será realizado em três etapas: análise pela área técnica do CNPq, análise, julgamento e classificação pelo comitê julgador e análise pela Diretoria Executiva (DEX) do CNPq. O resultado de aprovação será divulgado na página do CNPq e publicado no Diário Oficial da União.
Os projetos aprovados serão financiados com valor máximo de R$ 300.000,00 e terão prazo limite para sua execução de 24 meses.
Para visualizar o regulamento completo, acesse http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/075.htm#regula