No dia 30 de setembro, o projeto de extensão “Fortalecendo a parceria universidade-escola: visibilidade e divulgação do curso de graduação em Aquacultura” reuniu 110 alunos do ensino médio da escola Celso Machado para aprender sobre o curso de aquacultura. O projeto é coordenado pela professora Gisele Cristina Favero do Laboratório de Aquacultura (LAQUA) com o apoio da estudante de graduação em aquacultura e bolsista do projeto, Alaine Conceição Freitas Silva, e do coordenador do Centro de Extensão, o professor Matheus Anchieta Ramirez. O objetivo do trabalho é levar o conhecimento do curso de graduação em aquacultura da UFMG aos alunos de escolas públicas que estão pensando na escolha de uma profissão.
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Sobre a visita, a professora Gisele comenta "A escola Celso Machado foi a primeira instituição que tivemos a oportunidade de conhecer e de divulgar nosso curso. Até o momento, obtivemos excelentes resultados". Neste dia, foram realizadas duas palestras para turmas diferentes do período da manhã. "Observamos grande interesse e curiosidade por parte dos alunos e também de alguns professores que estavam presentes". Gisele comenta que a equipe notou um estranhamento dos alunos com a palavra "aquacultura", fazendo-a repensar a importância do projeto. "Precisamos levar informações sobre o conceito de aquacultura, sua história e seus avanços, para, em seguida, realizarmos a divulgação do nosso curso de graduação e a sua importância", complementa a professora.
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O projeto é dividido em três etapas: a 1ª etapa é entrar em contato com diretores e coordenadores das escolas de ensino médio através de telefone, e-mail ou também em forma presencial para explicar a proposta de trabalho e pedir o envio de uma carta de anuência caso a instituição queira participar do projeto. A 2ª etapa são as visitas às escolas e a divulgação do curso de aquacultura por meio de palestras para os alunos e professores. Por fim, será realizado uma visita dos alunos ao Laboratório de Aquacultura (LAQUA) da Escola de Veterinária da UFMG, onde será apresentado os setores responsáveis pelo ensino e pesquisa em produção de organismos aquáticos e as estruturas anexas, os equipamentos e as espécies de animais utilizadas tanto para pesquisa com para ensino nos cursos de graduação e de pós-graduação. Sobre o progresso do trabalho, a professora comenta: “Atualmente estamos organizando a 3ª etapa do projeto com a Escola Celso Machado, mas também estamos em contato com outras instituições que já nos enviaram carta de anuência como demonstração de interesse em participar de nosso trabalho”.