Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Membros de projeto de extensão do curso de aquacultura visitam colégio estadual

No dia 30 de setembro, o projeto de extensão  “Fortalecendo a parceria universidade-escola: visibilidade e divulgação do curso de graduação em Aquacultura” reuniu 110 alunos do ensino médio da escola Celso Machado para aprender sobre o curso de aquacultura.  O projeto é coordenado pela professora Gisele Cristina Favero do Laboratório de Aquacultura (LAQUA) com o apoio da estudante de graduação em aquacultura e bolsista do projeto, Alaine Conceição Freitas Silva, e do coordenador do Centro de Extensão, o professor Matheus Anchieta Ramirez. O objetivo do trabalho é levar o conhecimento do curso de graduação em aquacultura da UFMG aos alunos de escolas públicas que estão pensando na escolha de uma profissão.
 
 
Sobre a visita, a professora Gisele comenta "A escola Celso Machado foi a primeira instituição que tivemos a oportunidade de conhecer e de divulgar nosso curso. Até o momento, obtivemos excelentes resultados". Neste dia, foram realizadas duas palestras para turmas diferentes do período da manhã. "Observamos grande interesse e curiosidade por parte dos alunos e também de alguns professores que estavam presentes". Gisele comenta que a equipe notou um estranhamento dos alunos com a palavra "aquacultura", fazendo-a repensar a importância do projeto. "Precisamos levar informações sobre o conceito de aquacultura, sua história e  seus avanços, para, em seguida, realizarmos a divulgação do nosso curso de graduação e a sua importância", complementa a professora.
 
 
O projeto é dividido em três etapas: a 1ª etapa é entrar em contato com diretores e coordenadores das escolas de ensino médio através de telefone, e-mail ou também em forma presencial para explicar a proposta de trabalho e pedir o envio de uma carta de anuência caso a instituição queira participar do projeto. A 2ª etapa são as visitas às escolas e a divulgação do curso de aquacultura por meio de palestras para os alunos e professores. Por fim, será realizado uma visita dos alunos ao Laboratório de Aquacultura (LAQUA) da Escola de Veterinária da UFMG, onde será apresentado os setores responsáveis pelo ensino e pesquisa em produção de organismos aquáticos e as estruturas anexas, os equipamentos e as espécies de animais utilizadas tanto para pesquisa com para ensino nos cursos de graduação e de pós-graduação. Sobre o progresso do trabalho, a professora comenta: “Atualmente estamos organizando a 3ª etapa do projeto com a Escola Celso Machado, mas também estamos em contato com outras instituições que já nos enviaram carta de anuência como demonstração de interesse em participar de nosso trabalho”.  
 

Últimas Notícias

Junho de 2024
D S T Q Q S S
01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola