Serão publicados, neste ano, mais três "Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia" além do recém lançado sobre retroviroses em animais domésticos. O próximo abordará os vários aspectos da leishmania canina, seguido do volume sobre saneamento rural e o último falando de bem-estar na produção animal. Cada volume é temático e a intenção é abranger as diversas facetas de um mesmo assunto.
O professor Marcos Bryan Heinemann, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e editor dos cadernos, explica que ocorreu uma mudança na política editorial do caderno proposta por ele, o professor Antônio Pinho, editor geral, e a direção da Escola de Veterinária. Os artigos deixaram de tratar de diferentes assuntos e passaram a se relacionar. “Antes era mais uma revista científica que publicava artigos individualizados e de temas muito distintos. Agora são divulgados textos de especialistas convidados que sejam destaques dentro de uma mesma área ”, explica o professor Marcos.
Segundo ele, quando os cadernos se concentram em um tema único despertam muito mais a atenção do leitor do que uma publicação com assuntos diversificados. “Estimula mais o leitor que tem interesse em ler todos os artigos ao reunir em um mesmo volume vários textos relevantes sobre o mesmo assunto. Organiza melhor e facilita a pesquisa do tema depois”, acredita o professor.
O próximo volume abordará os vários aspectos da leishmania canina, como sinais clínicos, diagnóstico, vetores, outros animais reservatórios que não sejam o cão, controle da doença e da população de cães, vacinação e o uso de coleira. A editora dessa próxima puplicação é a professora Danielle Ferreira de Magalhães Soares, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, que convidou pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da Fio Cruz e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Belo Horizonte.
O volume que abordará o saneamento rural vai focar principalmente a temática da água e dos resíduos líquidos. Questões como as leis, os usos da água e seu descarte após a utilização aplicados na produção de bovinos e suínos na agroindústria. O editor convidado será o professor Luciano Santos Rodrigues do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.
O último volume do ano, terá como editora convidada a professora Simone Koprowski Garcia do Departamento de Zootecnia, e tratará do bem-estar na produção animal. O caderno vai definir o que é o bem-estar animal, relacioná-lo à produção de carne, leite e ovos e tratar das procedências corretas. “Bem-estar são as práticas de manejo que vão proporcionar ao animal uma boa qualidade de vida. Como, por exemplo, conduzir de forma calma os bovinos sem bater nem gritar com os animais”, esclarece Marcos Bryan.
Segundo o professor estas práticas evitam o estresse e garantem o domínio do produtor sobre o animal, mas sem o uso da agressividade. “Informações sobre quantidade ideal de espaço que os animais devem ter para conviver, socializar e expressar suas características também estarão presentes. O objetivo é levar qualidade de vida para o animal de produção”, conclui.
Professor Marcos Bryan, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva
Os cadernos técnicos são uma revista de cunho técnico que é publicada pela Escola de Veterinária em convênio com o Conselho Regional de Medicina Veterinária. Voltado para o profissional, seja ele o veterinário, o zootecnistas ou envolvidos e interessados pela área. A editoria escolhe um tema de interesse da classe veterinária e zootecnia, pesquisador da academia ou um profissional respeitado da área é escolhidoo para organizar e convidar os autores que vão escrever sobre o tema.
Devido ao convênio com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, os cadernos são distribuídos gratuitamente a todos os veterinários e zootecnistas associados ao Conselho ou pode ser adquirido através da Editora da Escola de Veterinária.