Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Laboratório de peixes ornamentais está sendo implantado na Escola de Veterinária

As professoras Daniela Chemim e Paula Ribeiro do Departamento de Zootecnia estão implantando um laboratório de peixes ornamentais na Escola de Veterinária da UFMG, com o objetivo de realizar pesquisas na área e contribuir para a formação dos alunos através de aulas práticas. O projeto é fruto de financiamento concedido pela UFMG às professoras Daniela Chemim e Paula Ribeiro, através do Auxílio à Pesquisa de Doutores Recém-Contratados. 
 
 
O laboratório de peixes ornamentais foi montado em uma sala do segundo andar do Laboratório de Aquacultura (Laqua) e o auxílio da UFMG permitiu às professoras comprarem bombas, aquários e possibilitou a construção de duas estantes para a montagem do laboratório.
 
“A produção de peixes ornamentais visa o mercado de animais “pet”, a pesquisa e o ensino. Para isso, são utilizados peixes como o beta, kinguio, espadinha, carpa ornamental e paulistinha”, explicou Daniela. “Quanto mais colorido ou diferente for o formato dos peixes, mais atenção e maior valor se agregam a eles”, diz.
 
 
Os alunos das professoras Daniela e Paula participam do cuidado com os aquários de peixes ornamentais no laboratório da Escola, onde aprendem na prática como é feita a reprodução dos peixes e sua alimentação adequada, processos diferentes dos demandados pelos peixes de corte. Os estudantes ainda aprendem sobre o funcionamento dos sistemas de produção de ornamentais e os manejos adequados às espécies. 
 
 
O laboratório trabalha atualmente com avaliação de amônia e salinidade da água. A intenção das professoras é introduzir ainda pesquisas com nutrição, reprodução e transporte de peixes, a fim de estabelecer as melhores condições de produção. Segundo Daniela, existe uma carência de publicações sobre os temas.
 
Atualmente, o laboratório mantém a produção contínua de alguns alimentos vivos, como artêmia, paramércio e daphnia, com a finalidade de pesquisa e alimentação dos animais jovens.
 
 
Sobre os peixes ornamentais
Os peixes ornamentais são peixes para ornamentação, lazer e ensino. O curso de Aquacultura da Escola de Veterinária oferece duas disciplinas que permitem aos alunos conhecerem um pouco mais sobre o processo de produção de peixes ornamentais: as disciplinas Produção de Peixes de Água Doce e Produção de Peixes Ornamentais.

Últimas Notícias

Abril de 2023
D S T Q Q S S
01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola