Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Instituições mineiras integram evento internacional sobre peixes migradores

Tema de uma série de eventos ao redor do mundo no dia 24 de maio, a preservação dos chamados peixes migradores está relacionada a aspectos que afetam toda a sociedade, como o abastecimento de água para centros urbanos, alerta o professor Evanguedes Kalapothakis, do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
 
Kalapothakis é um dos convidados do 1º Seminário O Futuro dos Peixes Migradores em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , que a Universidade Federal de Viçosa (UFV) vai realizar como parte do World Fish Migration Day. A intenção da iniciativa global, segundo os organizadores, é aumentar a consciência acerca da importância de rios não barrados e dos peixes migradores que deles dependem.
 
O professor da UFMG vai falar sobre a importância da diversidade genética, enquanto outros convidados abordarão temas como revitalização das lagoas marginais dos rios da Bacia do São Francisco, construção de barragens e a proposta de estimular a criação de rios de preservação permanente.
 
O evento de Viçosa acontece a partir das 8h30, no auditório da Biblioteca. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo endereço eletrônico silvanamelo90@gmail.com. As vagas são limitadas.
 
Dia mundial
Os cerca de 250 eventos, em diversos países, que integram a agenda do movimento marcam a realização, pela primeira vez, do Dia Mundial dos Peixes Migradores. Segundo os organizadores, ao longo do dia, “seguindo o sol”, ocorrerão atividades que incluem a celebração da remoção de uma barragem no Japão e inauguração de mais de 20 mecanismos de passagem de peixes em todo o mundo. Em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais estão programados cerca de dez eventos.
 
Os organizadores destacam que diversas espécies de peixes migradores compõem a alimentação ou são meio de subsistência para milhões de pessoas, mas estão sob grande ameaça. As principais causas são os obstáculos artificiais, como barragens, represas e açudes, que interrompem o fluxo natural dos rios e podem impedir a migração dos peixes. “As espécies migradoras tornam-se elo crucial na cadeia alimentar e desempenham importante papel ecológico em sistemas fluviais produtivos”, ressaltam.
 
 
Redação: Cedecom

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola