Está disponível no site da Pró-reitoria de Graduação da UFMG o edital com as regras para pedido de revalidação de diplomas de graduação emitidos por instituições estrangeiras. O edital engloba todos os cursos reconhecidos pela UFMG e não existe limite para o número de inscrições. Também não há restrição a qualquer instituição estrangeira de ensino superior. As inscrições vão de 12 de março a 23 de abril.
O edital 2012 prevê que os inscritos na edição passada do processo que, por algum motivo tiveram o pedido indeferido, poderão solicitar à Universidade que aproveite os documentos enviados no ano passado. Os interessados deverão enviar apenas documentos que ainda não haviam apresentado, o que diminuirá custos do processo, tanto para a ainstituição quanto para os candidatos.
Inscrição facilitada
“A UFMG tem um processo consolidado de revalidação de diplomas estrangeiros e nosso objetivo é que os profissionais com diplomas revalidados tenham os mesmos direitos que os daqueles formados aqui”, afirma Cabral. Ele também destaca que o edital facilita a inscrição, já que os requerentes não precisam comparecer à UFMG. Apenas universidades públicas podem revalidar diplomas estrangeiros.
A UFMG dispensa a autenticação em cartório e a tradução juramentada da maioria dos documentos, como os programas das disciplinas. Estima-se que tal medida possa diminuir o custo do processo em cerca de R$10 mil.
De acordo com o edital, a critério da Comissão Permanente de Revalidação de Diploma, se for necessária a aplicação de provas e exames, existe a possibilidade de que isso ocorra simultaneamente em outras regiões do país, após consulta aos inscritos, facilitando o deslocamento dos candidatos. Segundo o professor André Cabral, a UFMG trabalha para emitir o parecer conclusivo dos pedidos em um prazo de até seis meses após o recebimento da documentação.
Redação: Assessoria de Imprensa da Pró-reitoria de Graduação