Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Informativo da UFMG analisa eficácia dos desinfetantes usados contra o coronavírus

Professores do Departamento de Química da UFMG acabam de publicar informativo que apresenta uma revisão da eficácia dos produtos desinfetantes usados para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
 
O informativo, disponível em PDF neste link, traz informações relativas à formulação, concentração, tempo de ação e modo de preparo de soluções dos principais germicidas aprovados pela Anvisa, como o álcool, o hipoclorito de sódio, o peróxido de hidrogênio e o cloreto de benzalcônio.
 
De acordo com os autores do material, a limpeza prévia aumenta a eficiência da desinfecção, e há casos em que as duas ações devem ser realizadas simultaneamente. “A limpeza é caracterizada por processos que removem sujeira. Já a desinfecção diz respeito a processos que eliminam micro-organismos patogênicos”, assinalam os professores.
 
Na publicação, os especialistas destacam que a transmissão do vírus pelo toque em superfícies contaminadas, seguido de toque na boca, nariz e olhos, embora não seja a principal, é uma via significativa de transmissão da doença. “Particularmente preocupantes são os casos de superfícies frequentemente tocadas por várias pessoas, como ocorre nos transportes públicos coletivos”, diz um trecho do informativo, que traz um anexo com instruções sobre métodos de desinfecção em meios de transporte público.
 
O informativo é assinado pelos professores Luciano Andrey Montoro, Rossimiriam Pereira de Freitas, Heveline Silva, Rubén Dario Sinisterra e Eduardo Nicolau dos Santos.
 
 
Redação: CEDECOM

Últimas Notícias

Junho de 2024
D S T Q Q S S
01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola