Nas últimas semanas, algumas áreas da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais têm sofrido com as ocorrências de incêndio. As chamas já atingiram a Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa, em Igarapé, a Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, matas e a capineira do campus Pampulha.
No último domingo, o incêndio começou no campus Pampulha, na área da capineira destinada à alimentação dos animais e nas matas do entorno da Escola de Veterinária. Não se sabe a origem do fogo. A própria universidade está em cooperação com Bombeiros controlando as chamas.
Na sexta-feira, dia 3 de outubro, o fogo atingiu algumas áreas da Fazenda de Igarapé, destruindo cercas e aproximadamente 12 hectares da propriedade. O incêndio durou seis horas e os próprios funcionários da Fazenda controlaram as chamas. “Possivelmente demorará 10 anos para que a vegetação se recupere”, afirma Renato Castro Salim, gerente da Fazenda.
“Este incêndio representa prejuízos, além das cercas, perda de pastos e destruição da vegetação nativa, mostra a vulnerabilidade da fazenda em relação ao combate a este tipo de incidente, falta de aceiros, abafadores e treinamento dos funcionários”, afirma o professor Leonardo Lara, diretor da Fazenda de Igarapé. O professor agradece aos funcionários, alunos e ao professor Antônio Último, “pelo comprometimento e dedicação no combate ao incêndio na Fazenda”.
Na última semana de setembro, os focos de incêndio na Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo durou dias. Mas o fogo foi controlado com a ação dos brigadistas da Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo em trabalho conjunto com os militares do Corpo de Bombeiros e os brigadistas do Lanagro.