Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Notícia

Inauguração da Central de Material e Esterilização da Escola de Veterinária da UFMG

No dia 02 de abril, a Escola de Veterinária celebrou a inauguração da Central de Material e Esterilização (CME), um marco importante para a instituição.

A Escola de Veterinária agora, oficialmente, possui uma Central de Material e Esterilização!

Planejada detalhadamente pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) e liderado pelos professores Jenner Karlisson Pimenta dos Reis e Francisco Carlos Faria Lobato, a CME é uma adição crucial à infraestrutura da escola.

Aproveitando a estrutura instalada e buscando utilizar de forma otimizada todos os recursos disponíveis, a CME foi concebida para promover o trabalho em equipe e uma gestão comunicativa entre professores, enfermeiros e pesquisadores. Um formato que permite a participação coletiva e visa uma melhor produtividade e um melhor desempenho, como defendeu o Professor Jenner.

Em sua fala, o Professor Francisco compartilhou o caminho percorrido e ressaltou as inúmeras dificuldades encontradas, mas que nunca foram motivo de desânimo. Da elaboração de manuais até reativação de máquinas paradas há anos, reforçando os obstáculos existentes que envolvem a aquisição e  manutenção regular de um maquinário de alto desempenho. No entanto, ele enfatizou que, com determinação e apoio da direção da escola, foi possível superar esses obstáculos e estabelecer uma CME ágil e eficaz.

Apoiadora do projeto, a Professora Eliane, vice-diretora da Escola, afirmou valorizar os desafios e esclareceu que é preciso investir e se dedicar para que algo dê certo. Ressaltou a importância de confiar nas pessoas, em destaque, na equipe, nos professores e nos pesquisadores. O sucesso da CME foi resultado do comprometimento de todos os envolvidos e um pensamento em comum: a construção de uma central aberta, com pessoas de confiança e com material sempre à disposição.

Representando o DTIPOA, a Professora Cléia agradeceu a confiança, pois o seu setor também esteve presente na construção da CME e afirmou que será um processo que carregará muitos benefícios para várias instâncias da Escola. A professora também ressaltou a importância da equipe e deixou claro que cada integrante, em sua área, ajudará e contribuirá para o desenvolvimento da central.

Da equipe de enfermagem, Aline Fernandes, também agradeceu a confiança e compartilhou que o surgimento da central é uma grande responsabilidade, com um trabalho árduo e novo para todos. Assim, com toda a força da equipe, o setor fará de tudo para contribuir para esse processo e fazer com que ele funcione bem e eficientemente. Em sequência, a enfermeira Jaqueline defendeu a comunicação para enfrentar os possíveis desafios e afirmou que o projeto é uma nova fonte para buscar e transformar conhecimento.

A cerimônia culminou com a apresentação simbólica e descerramento da placa de identificação da CME, marcando oficialmente a sua abertura. O sentimento geral entre os presentes foi de gratidão pelos esforços conjuntos e otimismo em relação ao futuro da CME.

Localizada no Bloco B, sala B 204, a CME promete desempenhar um papel fundamental não apenas no fornecimento de recursos essenciais para a realização de aulas e experimentos, mas também na formação educacional e humana dos estudantes.

A equipe da Central de Material e Esterilização é composta por: Aparecida Sidney de G.Lino; Ana Maria de Oliveira de Souza; Ascendino Guedes; Wemerson Alves de Alcântara.; Viviane da Penha Dias; Aline Fernandes (enfermeira ); Adelaine Chagas Carvalho (enfermeira ) e Jaqueline Angelica da Conceição (enfermeira);

A Escola de Veterinária parabeniza toda a equipe envolvida e aguarda com expectativa os benefícios que a nova Central de Material e Esterilização trará para a comunidade acadêmica e além.

Antônio C. (fotografia e supervisão) , Luísa Aguiar  e Wanessa Lina (redação).