Universidade Federal de Minas Gerais

II Seminário do Gip atrai estudantes e lota auditório na Escola de Veterinária

Aconteceu na noite de 31 de agosto o II Seminário do Grupo de Iniciação à Pesquisa (Gip) da Escola de Veterinária da UFMG. O evento contou com a presença de 82 pessoas e o auditório do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias ficou lotado. Os participantes puderam, durante o evento, saber mais sobre a apresentação de projetos na XX Semana de Iniciação Científica da UFMG, que deve acontecer entre os dias 17 e 21 de outubro de 2011.

O modelo de palestras noturnas que acontecem semestralmente tem se mostrado bem sucedido. É o que explica a professora Adriane Pimenta da Costa Val Bicalho, que coordena o grupo e o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Escola de Veterinária. “O Gip sempre se pautou em reuniões técnicas, mas observamos com o passar do tempo um esvaziamento dessas reuniões. Pensamos então em mudar o formato, condensando as palestras em dois eventos, um no primeiro semestre e outro no segundo". Segundo Adriane, o evento do primeiro semestre visa o desenvolvimento de projetos para que os estudantes concorram a uma bolsa de iniciação científica, já o do segundo semestre oferece informações sobre a apresentação do projeto àqueles que já estão envolvidos com a iniciação científica.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor da Escola de Veterinária, José Aurélio Garcia Bergmann, que contou sobre sua experiência como pró-reitor de pesquisa da UFMG, cargo ocupado de 2002 a 2006, e parabenizou a iniciativa, ressaltando o fato de que o programa de iniciação científica desenvolvido pela Escola de Veterinária é o mais dinâmico da UFMG.

A programação do seminário contou com três palestras no total. A primeira delas, apresentada pela professora Fabíola de Oliveira Paes Leme teve como tema a elaboração e submissão de resumos científicos. Ela foi seguida pela professora Adriane, que ministrou duas palestras, uma sobre a apresentação oral dos projetos e outra sobre a criação do pôster para a Semana de Iniciação Científica.