O “II Natal Animal” conseguiu arrecadar grande quantidade de ração para cães e gatos que irá ajudar 6 abrigos de proteção animal. O evento, que aconteceu no último domingo, dia 15 de dezembro de 2019, levou cerca de 170 pessoas para o campus da UFMG para ajudar os abrigos de animais e aproveitar o dia ensolarado.
A ação organizada pela Escola de Veterinária e apoiada pelo Programa Integrado de Residência em Medicina Veterinária contou com a parceria da Oficina de Enriquecimento Ambiental, dos adestradores Leonel Souza e Juscimar Oliveira e das empresas Colégio Dona Clara, Pet Cães e Cia, Dogs Company, Vet Society, Mattoso Centro Diagnóstico Veterinário, Haudrey Souza Photographer, No Set fotos e vídeos, Agener, Labgard, Hills, Mais Dog, Quatree, e Farmina.
O professor do departamento de clínica e cirurgia veterinária (DCCV) Raphael Rocha e organizador do evento ficou muito feliz com a participação e colaboração de todos. Ele diz “É muito bom ver a movimentação de tantas pessoas em torno de uma causa comum, a causa animal. O evento tenta passar a mensagem de que quando as pessoas se unem com espírito de solidariedade podemos ajudar um pouco e modificar o nosso ambiente. Espero que todos tenham aproveitado o dia, ano que vem provavelmente teremos uma nova edição!”
O evento começou com a “Cãominhada” uma caminhada de cães e tutores pelo campus da UFMG. O passeio contou com a presença de 83 cães que percorreram o caminho da Escola de Veterinária até a Reitoria.
Na reitoria aconteceu a apresentação de cães de agility – esporte canino inspirado no hipismo em que o cão demonstra suas habilidades realizando um percurso com obstáculos – feita pelos treinadores Leonel Queiroz e Juscimar Oliveira. Eles explicaram um pouco sobre o processo de treinamento dos cães de agility e dos cães de guarda além de demonstrar ao público as práticas que estes animais sabem realizar.
A festa continuou com muita música e dança. Foram feitas 10 apresentações de dança e a banda Canoa de Lua animou o ambiente. Além dessas atrações o evento também contou com 3 fotógrafos profissionais para tirar fotos dos cães e seus tutores, oficina de brinquedos para animais, pintura de face e barracas de comidas e bebidas.