O II Encontro da Graduação da Escola de Veterinária movimentou os corredores da Escola com uma programação de palestras, apresentações e debates muito relevantes para os cursos. O evento, que aconteceu no auditório do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária (DCCV), faz parte do UFMG Conhecimento e Cultura. Moderado, pela professora Fabíola Paes Leme, do DCCV, e pelo professor Kleber Campos, do Departamento de Zootecnia (DZOO), o encontro apresentou na parte da manhã temas como a atualização dos Currículos de Medicina Veterinária e Aquacultura, a implementação das Atividades Integradoras de Formação (AIF), e a visão dos estudantes sobre o ensino na Escola.
A implantação do novo currículo dos cursos da Escola de Veterinária é um assunto muito importante para docentes e discentes e quem teve a difícil missão de explicar esse tema foram os professores Marcelo Rezende, coordenador do Colegiado de Graduação em Medicina Veterinária, e a professora Paula Ribeiro, do DZOO, para o curso de Aquacultura. Marcelo acredita que em uma fase de transição é preciso explicar muito bem as mudanças propostas. “O currículo novo pode funcionar se cada um se empenhar em fazer o seu papel da melhor forma”, completa o professor.
A palestra seguinte foi da vice-diretora da Escola, professora Zélia Lobato, que falou sobre a Atividade Integradora de Formação que visa estimular as atividades de extensão e aproximar o aluno das atividades do campo. Os alunos do 10° período visitarão fazendas no município de Pompéu, maior bacia leiteira de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , para acompanhar de perto os processos de gestão e manejo da fazenda, além dos serviços de saúde pública do município, entre outros. “Essa atividade é importante porque é continua e permanente, permitindo que o aluno volte a mesma fazenda várias vezes, além de dar uma grande autonomia ao aluno”, acrescenta Zélia.
Entre as atividades foi realizado um momento de confraternização e descontração. O “Milk Break” deu uma pausa nas palestras, mas os assuntos discutidos dentro do auditório continuaram em pauta, dessa vez, em um espaço mais informal. Os participantes puderam, também, degustar produtos derivados do leite – doce de leite, queijos e iogurtes -, além de experimentar uma variedade de leite com sabores diferentes.
Os estudantes também tiveram voz no evento, Felipe Santiago, aluno do 7° período do curso de Medicina Veterinária e representante do Diretório Acadêmico apresentou uma pesquisa muito interessante feita com os estudantes que deu um panorama importante da visão dos discentes. O resultado dos questionários preenchidos por alunos de Medicina Veterinária e de Aquacultura apontam para pontos relevantes. O interesse na área de atuação dos estudantes, a satisfação com o curso e os professores, além da opinião sobre a implementação do novo currículo.
Na parte da tarde, foram realizadas palestras com convidados especiais. A professora Juliane Corrêa, da Faculdade de Educação e coordenadora do Giz-UFMG, falou sobre “As Novas Tecnologias e Metodologias de Ensino”. A internet, e as redes sociais também foram assunto dos debates. A jornalista Maíra Lobato, da Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária, explorou o tema e destacou a importância de ferramentas como o Facebook, Twitter e outros instrumentos da internet à favor do ensino acadêmico na graduação.