O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) tomou posse do terreno de 54 mil metros quadrados, sendo 10 mil de área construída, ocupado pelas antigas instalações de uma fabricante de calçados e que agora passa a fazer parte da infraestrutura física do campus de Montes Claros. Na última sexta-feira, dia 20, o diretor Delacyr Brandão da Silva Junior e o vice Flávio Pimenta de Figueiredo receberam do oficial de justiça Petocelli Raggi Gomes da Rocha o auto de imissão de posse e a chave do imóvel.
Os trabalhos de limpeza já começaram e a previsão é de que a comunidade acadêmica do ICA comece a utilizar as instalações ainda no primeiro semestre. “O local está abandonado há alguns anos e por isso será necessária uma avaliação da situação do imóvel para iniciarmos uma reforma”, informou o professor Delacyr.
Segundo ele, o imóvel deverá ser utilizado, principalmente, como suporte para a infraestrutura dos cursos implantados em Montes Claros pelo Reuni: Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Agrícola e Ambiental e Engenharia Florestal. “Devido ao aumento de cursos e alunos, tivemos que alugar salas de aula no campus de uma faculdade localizada próximo ao ICA. Agora, com a desapropriação, poderemos suprir a demanda por salas de aulas, laboratórios e gabinetes de professores”, acrescentou.
Raio-X do imóvel
* Área total: 53.955 metros quadrados;
* dois galpões de escritórios administrativos com área de 1.400 metros quadrados;
* galpão, utilizado anteriormente para produção de calçados e depósito, com 5.200 metros quadrados;
* quadra poliesportiva;
* Duas guaritas
Redação: Cedecom com informações da Assessoria de Comunicação do ICA