Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Hospital Veterinário promoveu a palestra “Como dar notícias ruins”

Na última quinta-feira, 19 de julho, a psicóloga Maria Emídia ministrou uma palestra sobre Como Dar Notícias Ruins no auditório do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária (DCCV). A palestra esclareceu dúvidas de alunos, professores e de funcionários do hospital com relação a transmissão de notícias ruins aos proprietários de animais.

“Hoje é muito importante entender o processo de humanização no atendimento e principalmente entender o processo de perda. O que envolve o processo, como as pessoas envolvidas irão reagir e como vão compreender todo o processo da descoberta de uma doença grave até a morte” explica a psicóloga Maria Emídia. A palestra também mostrou como a morte é tratada em nossa cultura e porque as pessoas tem tanta dificuldade em falar dela. “O veterinário, assim como o médico humano, precisa aprender a compreender esse processo de perda para que ele possa realizar um atendimento mais humanizado e assim estabelecer uma boa relação com o proprietário ao longo desse processo”, completa Maria Emídia.

Quem teve a iniciativa de trazer a palestra para a Escola foi o aluno de pós-graduação Warley Gomes Dos Santos “Fiquei sabendo da Sotamig (Sociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais ) na Faculdade de Medicina da UFMG e eles me indicaram a palestra da Dra. Maria Emídia. Então resolvi trazer esta palestra à Escola de Veterinária pela dificuldade que temos em falar de assuntos delicados como a morte e doenças graves. Ela serviu para aprendermos como lidar com esses aspectos”, conta Warley.

Muitos alunos e professores da Escola também se interessaram pela palestra. “Interessei-me pela palestra porque acho importante saber qual conduta seguir na hora de passar uma notícia ao proprietário, pois passamos por muitas situações que são bastante delicadas. Como veterinária ficarei mais segura na hora de conversar e de esclarecer dúvidas” afirma a aluna do 7º período Talita Regina Barbosa.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola