
“104 professores, 121 técnicos- administrativos em educação e 155 colaboradores contratados compõem a nossa equipe”, destacou o novo diretor da Escola de Veterinária, professor Renato de Lima Santos, ao enfatizar que o todo do corpo da instituição irá contribuir para a nova gestão. Os professores Renato de Lima Santos e Sandra Gesteira Coelho tomaram posse hoje, 6 de junho, como diretor e vice-diretora da Escola, respectivamente, no Auditório Professor Mário Couto Barbosa.
A solenidade contou com a presença dos ex-reitores da UFMG, professor Tomaz Aroldo da Mota Santos e professor Ronaldo Tadêu Pena. Além do atual reitor, professor Jaime Arturo Ramírez e a vice-reitora, professora Sandra Regina Goulart Almeida, o ex-diretor da Escola, professor José Aurélio Garcia Bergmann e a ex-vice-diretora Zélia Inês Portela Lobato. O termo de posse foi assinado pelo reitor Jaime Arturo e o empossado, professor Renato de Lima Santos. Após as assinaturas, houve a troca de lugares, um ato simbólico da mudança de gestão.

As metas da próxima gestão incluem, no campo da infraestrutura, conclusão de uma série de obras e a execução de projetos que já possuem os recursos assegurados. Na esfera acadêmica, a estruturação e consolidação do Programa de Residência Médico-Veterinária; na pós-graduação, a busca permanente da excelência dos Programas de Ciência Animal e Zootecnia. “Devemos ter atenção, por parte da administração, com a reestruturação da grade curricular do curso de Medicina Veterinária, além de um zelo especial com o jovem curso de Aquacultura visando sua consolidação”, ressalta o diretor Renato.
Para a vice-diretora Sandra Gesteira, há um desafio especial com a graduação. “O mundo mudou muito, os consumidores exigem qualidade dos alimentos, segurança alimentar, baixo custo e isso reflete no ensino, nas mudanças que precisamos implementar na graduação para que tenhamos profissionais preparados tanto na área de produção de alimentos, quanto na área de animais de companhia, inspeção e sanidade. Temos muito o que fazer”, afirma a vice-diretora Sandra .

O professor e ex-diretor José Aurélio fez um discurso de agradecimentos nostálgico. “Sonhei estudar na Escola de Veterinária. Sonhei ser professor. Sonhei ser diretor. Foi um sonho de mais de 40 anos, foi o sonho de minha vida”. Além disso, destacou cada funcionário que trabalhou junto à diretoria nos últimos quatro anos.
A professora Zélia Lobato considera que a gestão 2010-2014 teve um balanço positivo. Mesmo com alguns impasses, a gestão conseguiu conquistas interessantes e constuiu uma boa convivência com as pessoas “Esse período foi muito gratificante. Aprendi o funcionamento administrativo, como conheci profundamente a Escola de Veterinária e universidade como um todo. Se eu já era apaixonada pela Escola, hoje eu sou mais ainda”.
Para a secretária-geral Cássia Monteiro, a próxima gestão tem tudo para dar certo. “Tive mais contato com o professor Renato no período de transição, e pude perceber que ele é uma pessoa muito empenhada, correta e tranquilo de se trabalhar. Ele é firme em suas ideias e acredito que vai ser muito bom para a instituição a sua gestão. Já a professora Sandra eu conhecia melhor, e é uma pessoa correta, sempre pronta. Estou muito confiante”.

“Estamos em um novo momento na Escola. Temos duas pessoas altamente capacitadas e com competências reconhecidas. A expectativa é que a gente possa continuar nesse caminho de crescimento da Escola de Veterinária” ressaltou o professor Jenner Karlisson.
Renato de Lima Santos
É graduado em Medicina Veterinária pela UFMG em 1993 e concluiu seu mestrado em Medicina Veterinária na mesma instituição em 1995. Possui PhD em Patologia Veterinária pela Texas A&M University em 2001 e pós-doutorado na University of California Davis em 2007. Atualmente é professor pelo Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias. Foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária – ABPV de 2009 a 2011 e Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais de 2010 a 2014.
Sandra Gesteira Coelho
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais em 1983, concluiu seu mestrado em Medicina Veterinária (área reprodução) em 1988 e o doutorado em Ciência Animal (área nutrição) em 1999, ambos pela UFMG. Atualmente é professora do Departamento de Zootecnia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em criação de bezerros, produção de gado de leite, alimentação e reprodução.
Confira aqui as fotos do evento.