Até o dia 2 de janeiro quem acessar o site da UFMG (http://www.ufmg.br), poderá ver uma rápida revoada de garças, anunciando o novo ano para o público. A ave, que é a mascote do projeto Bocados de Gentileza, promovido pela Universidade, já está em andança pelo site desde o dia 17, porém só foi vista por quem acionou um código pelo teclado do computador.
Após entrar no site, as aves aparecem e poderão ressurgir para o mesmo usuário outras nove vezes ao dia, sempre que ele iniciar o percurso pela homepage. Após o dia 2 de janeiro, as garças só serão acionadas por um código usado em um antigo game.
Conhecida como easter egg, espécie de segredo virtual que desenvolvedores inserem nos códigos de programas, a brincadeira foi o modo escolhido pelos organizadores do projeto de integrar a comunidade de modo divertido, neste final de ano, em vez de divulgar mensagens tradicionais de felicitações.
A ação produziu impacto. Apenas nos três primeiros dias, mais de 20 mil pessoas já haviam teclado o código e acabaram por disseminar, nas redes sociais, a novidade trazida pela Universidade: um conjunto de nove garças mascotes, representando um curso de cada uma das oito áreas do conhecimento, lideradas por outra, que porta o anúncio "2014".
O easter egg foi desenvolvido pela equipe do projeto UFMG Digital do Centro de Comunicação da instituição. Atualmente, o grupo está dando os primeiros passos na produção do novo site da Universidade. Além de estruturar suportes mais avançados de comunicação, o projeto pretende propor experiências originais, no ambiente virtual, para o público da Universidade.
O projeto Bocados de Gentileza é responsável por uma série de ações na UFMG, destinadas a elevar a qualidade do relacionamento entre a comunidade, incentivando mudança de hábitos. As atividades abrangem a promoção de Piquenique no Campus e interferências sobre meio ambiente e trânsito, entre outros temas. As ações possuem como mascote a garça Graciosa, inspirada na ave que sempre circulava pelo campus Pampulha.
Para aderir ao projeto, basta acompanhar o grupo no Facebook (https://www.facebook.com/bocadosdegentileza).
Redação: Cedecom