A primeira etapa do complexo laboratorial de pesquisa avançada, construído no Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias (DCCV), está em fase de conclusão. As obras começaram em março de 2012 e custaram cerca de R$ 900 mil reais. Toda a reforma está sendo realizada em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e comandada pelo engenheiro Renato Valle Salles Júnior. A próxima etapa será o acabamento, previsto para ser concluído em outubro de 2013, e que já conta com uma verba de aproximadamente R$ 4,5 milhões de reais liberada.
O novo complexo de laboratórios servirá para ampliar as pesquisas da Escola. Como afirma o diretor, José Aurélio Garcia Bergmann, “a pesquisa faz parte da tríade ensino, pesquisa e extensão, como um dos componentes de maior importância para o ensino público”. Ele ressalta que esta obra representa um grande avanço para o departamento.
Renato Salles explica que conciliar as obras com o dia a dia da Escola tem sido complicado, uma vez que é preciso tomar cuidado para que não ocorram acidentes nem dos funcionários da obra, nem do pessoal da Escola. “O ideal é fazer, além de bem feito, com o máximo de segurança”, ressalta.
Depois de um breve atraso no início das obras, a parte estrutural está sendo concluída. “Encontramos uma rede de água pluvial antiga que ainda não havia sido cadastrada. Ela está no local onde seria construído o elevador e então o projeto teve que ser alterado”, esclarece o engenheiro. Já na fase de acabamento, o que mais irá levar tempo é a compra e instalação do elevador.